domingo, 28 de fevereiro de 2010

Agora é oficial


Nessa sexta-feira, o prefeito de Prudente, Milton Mello, o Tupã, assinou a lei 7.159 que possibilita a transferência, em definitivo do Grêmio Barueri, para a cidade. Ou seja, esqueça o escudo aí do lado. Ele deve mudar logo assim como o nome do time. De Grêmio Barueri, ao fim do campeonato paulista, o time se chamará Grêmio Prudente. A mudança de escudo foi bem ilustrada no ótimo Portal do Ruas.


O blogue, como já foi dito, foi contrário a essa mudança. O Grêmio (Barueri por enquanto) é um time de empresários que não tem raízes nem identidade com a cidade. Não tinha com Barueri e não terá com Prudente. Pragmaticamente falando, talvez, o Barueri seja um indício de futuro no futebol brasileiro. A transferência de cidades por clubes é normal no futebol mexicano, por exemplo, e nos Estados Unidos. Um como no outro, os times são franquias e não clubes. Mas é uma pena que essa tendência se estabeleça até na maior paixão do brasileiro. A sorte é que a coisa parece se restringir, apenas, aos times mais novos. É impensável, por exemplo, que uma entidade do futebol brasileiro como o Palmeiras tencione sair de São Paulo para Taubaté. Mesmo uma equipe intermediária, mas fortemente sedimentada, como a Ponte Preta não deve jamais sair de Campinas.


Que os ares do Rincão façam o Grêmio conseguir colocações dignas nos torneios que disputar. Pelo menos, a cidade terá uma opção a mais de programa durante o ano uma vez que o time disputará a Série A do Brasileirão. E que a cidade, por conta dessa celeuma toda, não descure do Presidente Prudente Futebol Clube. O Tricolor da Vila Industrial disputará a quarta divisão do Paulista esse ano e tem um projeto muito legal para médio prazo e precisa do apoio da cidade. Uma cooperação entre o Grêmio e o Tricolor não seria uma má pedida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário