quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Cala a boca, Bento


Saiu na UOL:


Para Bento 16, projeto de lei britânico que condena a discriminação é "injusto" com a igreja


O papa Bento 16 voltou a se posicionar contra a comunidade LGBT. Desta vez, criticou um projeto de lei britânico que pode tornar ilegal a discriminação a homossexuais.


Na última segunda-feira, 1º de fevereiro, o pontífice recebeu no Vaticano alguns bispos da Inglaterra e do País de Gales. Durante o encontro, afirmou que “o efeito de algumas leis criadas para atingir o compromisso com a igualdade de oportunidades tem sido impor limites injustos à liberdade das comunidades religiosas para agir de acordo com suas crenças".


A crítica se referia à Equality Bill, projeto de lei que pretende introduzir juridicamente direitos de igualdade a gays e lésbicas e condenar a discriminação em questões trabalhistas.

Organizações de defesa dos direitos LGBT anunciaram que realizarão protestos durante a visita do Papa à Grã-Bretanha, que deve ocorrer no segundo semestre deste ano. O ativista britânico Peter Tatchell afirmou que “as críticas do papa de que a legislação britânica de igualdade viola a lei natural são um ataque codificado aos direitos legais garantidos a mulheres e a pessoas gays".


Comentário – O impressionante nessa história é que o Papa ainda tem esses arroubos medievais de querer meter o bedelho em assuntos leigos. O Equality Bill é de foro civil e jurídico. Não tem nada a ver com a Igreja. E mesmo que houvesse, o Papa iria, de novo, entrar em seara que não é sua uma vez que o Reino Unido é de maioria anglicana, independente da batuta vaticana. E ainda assim, mais adiantada e mais sincronizada com o tempo em que vive que ele.


Igreja Católica: Há mais de dois mil anos pregando o preconceito e combatendo a igualdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário