sábado, 13 de fevereiro de 2010

I'm too Sexy?

Escolheram a música Physical, da Olivia Newton-John a música mais sexy da história. Quem organizou a eleição foi a Baillboard, dada como uma espécie de Bíblia da música. De minha parte, acho, realmente, muito estranho e um tanto descabido esse tipo de eleição. Foi dito em algum lugar, e eu concordo, que desde Moisés, a lista nasceu pra ser contestada, afinal tirando quem votou nos cinco, dez, vinte, mil componentes da lista, ela não será unanimidade jamais. Sempre vai faltar alguém, algum, alguma. Mas música mais sexy?


Como alguém define uma música sexy? As músicas escolhidas tinham de falar sobre sexo. Certo. Como a Billboard olha só o próprio umbigo anglófono, ela deixou um monte de obras além EUA-Reino Unido de fora. Qualquer música mais inspirada dos Raimundos fala de sexo. Charlie Brown Jr, idem (o inocente que visualizou uma aliança em Gimme o Anel merece ir pro céu). Renato Russo escreveu Daniel na Cova dos Leões, uma ode ao sexo oral entre homens (é o que se supõe). Mas isso é rock, que por imaturidade ou excesso de hormônios, termina caindo mo tema de forma batida, grosseira ou discreta. Se olharmos a MPB, teremos O Meu Amor, do Chico Buarque, em que duas mulheres disputam quem agrada mais o mesmo homem e as comparações, invariavelmente, vão pra cama. Chico ainda escreveu Bárbara, um romance lésbico. Aliás, sobre esse mesmo tema, Isabella Taviani, pérola perdida de qualidade, nos presenteia com Iguais, uma declaração de amor entre duas mulheres.


Mas o tema aqui é sexo, com ou sem amor. Música sexy. Pessoalmente, eu definiria uma música sexy aquela que me acende a libido, que me deixa com vontade de estar com uma mulher. O tema dela não precisa ser, necessariamente, sexo. Na minha concepção, qualquer música lenta do Elton John serve pra dar um clima legal para um namoro. Pelo menos, comigo funciona. Também serve a voz poderosa do Barry White, que é sensual só de ouvir. Outro que dá uma esquentada legal num momento a dois é o Kenny G. Seu saxofone é um afrodisíaco garantido. Bem como qualquer uma do Miles Davis ou do Coltrane também. Mas o Kenny G tem aquela coisa mais propaganda de motel. Não consigo desvincular Dying Young de uma chamada tipo “Motel Luxurious, onde o prazer é mais quente”. Outro que é difícil de dissociar de sexo, de sensualidade e de transa é o velho Serge Gainsbourg que, com sua esposa Jane Birkin, gravou Je t’Aime... Mais Non Plus, na opinião deste blogueiro, a música mais sensual de todos os tempos e não a habitué de aeróbicas Physical.


PS - E se for pra falar de letras sexies e que remetam a sexo, nunca se deve esquecer, como a própria lista final esqueceu do clássico dos anos 80, I'm too Sexy, sucesso do Right Said Fred e que entitula esta entrada. Mas, embora a idéia seja ser uma música sensual, eu sempre ri dela. Seja da letra ou do clipe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário