sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Triste ocaso

Ontem, pela Copa do Brasil, o Palmeiras bateu o Flamengo, do Piauí, por 4-0 em casa. Era o jogo da volta. Na ida, o Palmeiras bateu o rival por 1-0 em Teresina. Classificação óbvia para o Palmeiras. O time do Flamengo era infinitamente inferior.


No entanto, a grande atração dos dois jogos da série sequer entrou em campo. Trata-se de Jardel, lembra dele? O atleta começou a carreira no Vasco e brilhou no Grêmio da segunda metade dos anos 90 formando com Paulo Nunes uma das duplas de ataque mais eficientes da história moderna do futebol. Tanto que o time gaúcho que ganhou a Libertadores em 1995 sob a batuta de Luiz Felipe Scolari.


Do Grêmio, Jardel foi pra Portugal onde brilhou no Porto fazendo muitos gols e sendo ídolo da torcida. De lá, foi pra Turquia e voltou pra Portugal, dessa vez no Sporting. Durante esse tempo, o jogador foi acossado por diversos problemas de foro íntimo, como uma separação. E a partir daí começou sua derrocada pessoal. Jardel começou a se envolver com drogas e estava cada vez mais distante daquele atacante que chegou a ser sugerido para a seleção. Com os problemas, a carreira internacional de Jardel foi abreviada e ele voltou a jogar no Brasil passando por clubes menores até parar no Flamengo do Piauí onde, graças ao passado, recebeu algum holofote da imprensa. O jogador tem com o time do Flamengo um contrato parecido com o que Ronaldo tem com o Corinthians. Além de jogar, Jardel é garoto propaganda do time ajudando, com isso, a captar recursos.


Jardel está com 35 anos, idade que outrora decretaria o fim da carreira de um jogador, mas que hoje mostra um resto de auge em muitos. No caso específico, o número parece mostrar que ele está além do suficiente. E essas apresentações contra o Palmeiras foram emblemas disso. Como se disse, ele não atuou em nenhuma das duas partidas. Ontem, no Palestra Itália, com a fatura ganha, Jardel foi se aquecer. Os depoimentos dos repórteres da Jovem Pan dão conta de uma figura patética. Acima do peso, o jogador parecia completamente alienado do seu escopo naquele momento, que era jogar futebol. O que aconteceu no tempo em que o homem usou drogas e quanto ele usou, não sei. Mas é um triste fim para um sujeito que conseguiu chegar o topo do mundo no esporte e hoje é motivo de chacota.



Nenhum comentário:

Postar um comentário