terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Ventiladores a postos...

Deu no blog do Josias de Souza


Cúpula do DEM teme que Arruda abra a boca e o baú


A informação de que o STJ estava prestes a decretar a prisão de José Roberto Arruda chegou à cúpula do DEM na véspera, com antecedência de quase 24 horas.


Alertados, integrantes da Executiva do partido analisaram em segredo os efeitos do terremoto brasiliense sobre a sigla.


No centro da encrenca estava Paulo Octávio, um filiado que o DEM evitara lançar ao mar em dezembro do ano passado, quando o panetonegate explodira.


A iminência da prisão de Arruda reacendeu uma divisão que eletrifica os subterrâneos do DEM. A tribo ‘demo’ está cindida em dois grupos.


De um lado, a turma do “mata-e-esfola”. Do outro, a ala do “deixa-como-tá-pra-ver-como-é-que-fica”.


Foram à mesa algumas propostas. Entre elas a dissolução do diretório do DEM-DF e o desembarque coletivo dos filiados da legenda dos quadros do GDF.


Um dos participantes das conversas contou ao repórter uma passagem emblemática.


A certa altura, um dirigente do DEM disse que, antes de tomar qualquer providência, conviria ouvir o vice-governador Paulo Octávio, mandachuva da legenda no DF.


Abespinhado, um senador interveio: “Você não está entendendo. O Paulo Octávio tem que ser expulso do partido”.


Lero vai, lero vem o DEM optou por administrar a crise a golpes de barriga. No dia seguinte, quinta-feira (11) da semana passada, sobreveio a prisão de Arruda.


E o vice Paulo Octávio foi à cadeira de governador. Reacendeu-se o incêndio que o DEM imaginara ter apagado em dezembro, no alvorecer do escândalo.


O DEM tenta apregoar a lorota de que lida com o seu mensalão com um rigor que o PT não foi capaz de imprimir ao mensalão dele. Porém...


Porém, a firmeza do DEM tem a consistência de um pote de gelatina. Mesmo a exclusão de Arruda foi às manchetes com a forma de uma pseudoexpulsão.


A Executiva do partido deu tempo a Arruda para recorrer ao Judiciário. Malogrado o recurso, o DEM deu prazo ao governador para se desfiliar, antecipando-se ao vexame da expulsão.


De resto, a cúpula do DEM decidiu fingir que Paulo Octávio estava limpo. Uma ilusão que se desfaz nos desvãos do inquérito do panetonegate.


Para complicar, em pleno recesso do Congresso, o diretório brasiliense do DEM, comandado por Paulo Octávio, saiu-se com uma nota de apoio ao pseudoexpulso Arruda.


Liderada por Demóstenes Torres e Ronaldo Caiado, a turma do “mata-e-esfola” voltou à carga.


Acenou-se com a hipótese de dissolução do diretório de Brasília e abertura de processo contra Paulo Octávio. Sob o barulho, vicejou, de novo, a inação.


Como explicar? Simples: o pedaço do DEM adepto à tese do “deixa-como-tá-pra-ver-como-é-que-fica” lida com a crise movida pelo medo.


Medo de que Arruda, agora hospedado no PF’s Inn, resolva abrir a boca e o baú que armazena os segredos financeiros do DEM.


Único governador eleito pela legenda em 2006, Arruda tornou-se um grande provedor do DEM.


No pleito municipal de 2008, a máquina ‘demo’ de Brasília borrifou verbas nas arcas de comitês de campanha instalados em várias partes do país.


Arruda ajudou a forrar, por exemplo, o caixa de campanha de Gilberto Kassab, o prefeito ‘demo’ reeleito em São Paulo.


A direção do partido alega que todo dinheiro vindo de empresas fornecedoras do GDF ingressou nos livros do DEM pela porta da frente, mediante recibo.


A turma de Arruda insinua que a coisa não foi bem assim. Uma parte do dinheiro teria transitado por baixo da mesa. As hesitações da direção do DEM tonificam as suspeitas.


Paira no ar a impressão de que, se resolver destravar os dois ‘Bs’ que lhe restam (boca e baú), Arruda pode produzir um novo escândalo, tão devastador quanto o primeiro.


Comentário – Não é de hoje que o DEM faz água. Desde a derrocada da maior faceta interna do partido, o Carlismo, na Bahia que já foi de ACM e agora não é mais porque o pai dessa aberração populista morreu e seu herdeiro legítimo não consegue eleger nem síndico, o partido máximo da direita nojenta desse país é um punhado de coronéis desgostosos e saudosos dos tempos em que os militares davam as cartas. Arruda foi o único governador eleito e mostrou sua real vocação. Kassab é prefeito em São Paulo mais por inércia política e por falta de opção e vê sua popularidade, literalmente, indo por água abaixo na maior cidade do país. O que resta aos velhos velhacos simpáticos da anacrônica e mofada TFP? Acostumar-se ao apequenamento, antes lento e gradual, que se acelerou devido ao desgoverno de seus representantes. O que ainda dá certo fôlego a essa turma são os currais eleitorais onde seus caciques mandam votar tirando a comida da mesa do eleitor ou fraudando eleições. Com a evolução gradual e o esclarecimento, essa gente morrerá ao relento político que os abraça e contra o qual eles lutam. Por ora, tudo o que o DEM quer na vida é que Arruda e Paulo Otávio calem as suas crocodilianas bocas ou o ruim pode piorar. E muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário