segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Ah, a inveja...


Saiu no Blog do Josias de Souza


FHC diz que Dilma é ‘boneco’ e Lula seu ‘ventríloquo’


Convidado a discursar num seminário organizado por prefeitos e governadores do PSDB, Fernando Henrique Cardoso falou sobre a sucessão de 2010.


Comparou a Dilma Rousseff (PT) a “um boneco”. Disse que a ministra-candidata é “manipulada” pelo "ventríloquo" dela, Lula.


Duvidou das chances de êxito da transfusão de votos de Lula para Dilma. O eleitor, disse FHC, “desconfia de bonecos”.


As provocações de FHC soaram no último sábado (6), véspera da veiculação de seu último artigo, no qual rotulou lula de “tosco”, “mentiroso” e “dissimulado”.


No texto, o ex-presidente aceitou o desafio plebiscitário feito por Lula: “Se o lulismo quiser comparar, sem mentir e sem descontextualizar, a briga é boa. Nada a temer”.


Neste domingo (7), Dilma e outros expoentes do PT reagiram ao artigo do grão-tucano.


Embora José Serra, o rival tucano de Dilma, continue se fingindo de morto, a sucessão vai chegando, devagarinho, ao ponto de ebulição. FHC parece ter cansado de apanhar indefeso.


Comentário – Chegam a ser patéticos esses ataques infundados do nosso ex-presidente e esquecível sociólogo (e presidente também). O que nosso títere dos EUA, do FMI e da elite nojenta desse país se esquece é que há uma grande possibilidade do “ventríloquo” fazer a sucessão passando o bastão para o “boneco”, coisa que ele, FHC, não conseguiu pelo simples fato de não conseguir popularidade nenhuma. Por outro lado, o ventríloquo mais amado do Brasil bate na casa dos 80% de aprovação.


Ok, Dilma não tem o carisma de Lula, mas tem seu apoio e, mesmo antes que as baterias de campanha se abram declaradamente, a ministra da casa Civil vai chegando no governador, uma situação parecida com os anos em que FHC foi eleito.


FHC é, de longe, o pior cabo eleitoral que o PSDB podia querer. Desocupado, ocioso e vivente de um passado nada glorioso, nosso ex-presidente só aparece na mídia para falar abobrinha e servir de piada para os seus críticos e exaltado pela meia dúzia de gatos pingados que acharam seu governo bom. Para o PT, para Lula, FHC é um cão que ladra demais e não oferece risco. A saída para FH, claro, na falta de bons argumentos, é apelar pro lado pessoal, como fazem os críticos do barbudão, esse analfabeto nordestino que fez tudo o que o intelectual não conseguiu.


A campanha ainda não começou. A participação de Lula até aqui tem sido discreta e suas obras falam por si. Serra está na dele. Mais capítulos virão. Se FHC continuar abrindo a boca, o PT só tem a agradecer. Disso tudo só se conclui o óbvio. A inveja é mesmo uma merda. Ou melhor, um FHC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário