terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Una grán idea

Deu na UOL:


América Latina aprova criação de novo bloco regional sem os EUA


Os presidentes dos países da América Latina e do Caribe aprovaram, nesta terça-feira em Cancún, no México, a criação de um novo bloco que represente todas as nações da região sem a participação do Canadá e dos Estados Unidos.


O organismo se chamaria, temporariamente, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos e iniciaria suas atividades a partir de julho de 2011 – data da próxima Cúpula da América Latina e do Caribe em Caracas, na Venezuela.


“Finalmente há um consenso sobre isso, também houve discussões intensas”, disse o presidente do México, Felipe Calderón. Segundo ele, o novo bloco deve “impulsionar a integração regional e promover a agenda regional em encontros globais”.


Até agora, os líderes ainda não incluíram Honduras no novo grupo regional.


O bloco seria uma alternativa à Organização dos Estados Americanos (OEA) – o principal fórum das relações regionais nos últimos 50 anos. A OEA tem sofrido críticas de seus próprios membros após uma série de embates políticos e comerciais entre países da região e os Estados Unidos.


Comentário – Ótima iniciativa. A América Latina tem duas economias emergentes, Brasil e México, e várias intermediárias como Argentina, Venezuela, Chile e Colômbia. Os outros países, menos desenvolvidos economicamente, sairiam ganhando. Uma ALCA latino-americana seria uma grande pedida. Há muito mais identidade histórica e cultural entre os países que estão do lado de fora do muro que separa o México do inferno. Seria uma forma de fazer os pequenos crescerem sem um que lhes explorasse. Certamente, o Tio Sam vai fazer de tudo pra melar isso. Que o México, país latino americano, mas com uma elite que, como a nossa sonha em ser ianque, banque isso ao lado do Brasil e a ideia crie raízes fortes e sólidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário