terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Flores para Iemanjá


Hoje, dia dois de fevereiro é dia de Iemanjá, a deusa das águas segundo o candomblé. O orixá é adorado pelos seguidores das religiões afro-brasileiras e merece todo o respeito em sua fé, já incorporada à cultura brasileira. Segundo o sincretismo religioso, ela é associada à Nossa Senhora dos Navegantes na igreja Católica. A data é muito comemorada sendo famosa a Festa do Rio Vermelho na Bahia. A MPB já rendeu várias letras sobre o tema como por exemplo Dois de Fevereiro do baiano Dorival Caymmi:


Dois de Fevereiro

Dorival Caymmi


Dia dois de fevereiro

Dia de festa no mar

Eu quero ser o primeiro

A saudar Iemanjá

Dia dois de fevereiro

Dia de festa no mar

Eu quero ser o primeiro

A saudar Iemanjá

Escrevi um bilhete a ela Pedindo pra ela me ajudar

Ela então me respondeu

Que eu tivesse paciência de esperar

O presente que eu mandei pra ela

De cravos e rosas vingou

Chegou, chegou, chegou

Afinal que o dia dela chegou

Chegou, chegou, chegou

Afinal que o dia dela chegou

Nenhum comentário:

Postar um comentário