segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Prudente na Sul-Americana?

Saiu no Portal do Ruas


Barueri cogita mudar-se pra Prudente e trocar de nome


Do UOL, às 09:32:17 de 14/12/2009


A diretoria do Barueri estuda fazer alterações profundas no clube, que incluem a mudança de cidade e até do nome da equipe da Série A do Campeonato Brasileiro. Segundo o jornal o Estado de S.Paulo, o objetivo é trocar a sede de Barueri para Presidente Prudente. Já o nome passaria a ser Grêmio Prudentino.


A maior causa para mudança, segundo o diário, é o desentendimento entre a diretoria e o prefeito da cidade, Rubens Furlan (PMDB). Os problemas aconteceram porque Furlan não aceitou que o clube se tornasse empresa.


“Existe a possibilidade de mudança para Presidente Prudente, desde que haja infraestrura”, afirmou Walter Sanches, presidente do Conselho Deliberativo do Barueri e ex-secretário de Esportes do município paulista.


“Ele resolveu ter novos parceiros. Eu respeito. O Barueri sempre teve a prefeitura como parceira, mas agora ela não nos quer mais na cidade”, completou ele, ao Estado.


Apesar deste apoio da prefeitura, Sanches afirmou que o clube nunca recebeu dinheiro do município, até porque isto seria ilegal. O Barueri é uma empresa controlada por oito sócios, com uma folha de pagamento de R$ 600 mil por mês.


A mudança do Barueri para Presidente Prudente tem apoio da prefeitura da cidade. “Não nos comprometemos a arrumar patrocinadores, mas podemos indicar empresários”, disse Milton Carlos de Mello (Tupã, do PTB). “Daremos condições para as equipes de base.”


Para o lugar do Grêmio Barueri, um novo clube seria feito por empresários. “É o Sport Clube Barueri, que disputará a 4ª Divisão do Paulista”, afirmou José Calil, secretário municipal de Esportes.


Comentário – Embora, a princípio, seja uma boa notícia, afinal o time mudando de cidade e de nome, sua vaga em torneios como o Paulistão, o Brasileiro e, até, na Copa Sul-Americana, pra qual o Barueri assegurou vaga, permaneceria e isso seria excelente em vários aspectos. O problema é que o Barueri é o típico time de aluguel, uma equipe que visa lucro e venda e revenda de jogadores. Não tem identidade com a cidade de Barueri como não teria com Prudente. Ok, é difícil hoje aparecer uma equipe de forma “espontânea” como surgiram Corinthians, Flamengo, Palmeiras noutras eras. Sem contar que o Barueri é um time que vai com o vento. Se deu na veneta dos empresários sair de uma cidade pujante e onde corre muito dinheiro como é Barueri para trocar por Prudente, nada impediria que, se os negócios (porque é essa a finalidade do time, negócio. O futebol é conseqüência e segundo plano) forem mal, eles levantarem o circo e ir pra outra freguesia. Dessa forma, sou mais favorável ao empresariado dessa cidade abraçar um projeto sério (que é o que parece acontecer) com um time daqui como o Presidente Prudente Futebol Clube e colher os frutos a médio e longo prazo. Claro que um patrocinador forte ajudaria. Claro que isso pode demorar muito, mas é muito mais honesto. E seria algo genuinamente prudentino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário