quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Meu calendário ideal - torneios nacionais

Ontem comecei a discutir a fórmula futebolística do mundo, que recebe muitas críticas de vários jornalistas. A primeira coisa que eu mudaria são os campeonatos nacionais. A FIFA fez uma proposta há alguns anos de uniformizar os calendários começando todos os campeonatos em fevereiro ou março e terminando em novembro. Acho que se fosse adotada essa uniformização seria algo sensacional. Campeonatos como o brasileiro ou o russo, este por necessidades impostas pelo frio implacável e aquele por tradição, seriam beneficiados já que os principais centros estariam em sintonia com eles. É sabido que o campeonato brasileiro, só pra dar um exemplo, muda drasticamente depois das janelas de contratações européias quando times do outro lado do oceano vêm em meio a nosso torneio e tomam vários atletas importantes de vários clubes. Para a torcida isso é um golpe duro embora os clubes lucrem bem com as vendas.


Se todos os torneios começassem e terminassem dentro do mesmo ano esse problema não ocorreria. As janelas de transferências, que continuariam sendo duas, se dariam em junho ou julho, quando os primeiros turnos acabariam, e entre dezembro e março antes do começo do ano seguinte. Concomitante aos torneios nacionais, seriam disputadas as Copas nacionais e continentais. Essas poderiam ser interanuais ou no mesmo ano, o que seria melhor. Torneios mais numerosos como a Champions League ou a Copa dos Campeões da África, com mais países e clubes, começariam em fevereiro em suas fases preliminares e entrariam ao fim de março com suas fases mais decisivas terminando em junho ou julho. Ao fim dos campeonatos continentais, sobraria dezembro para se disputar o mundial de clubes com sedes em rodízio entre continentes. Elas seriam países de menor expressão que não podem receber uma Copa do Mundo como Paraguai, Bulgária, Argélia ou Tailândia.


Alguém poderia dizer que em certos países, sobretudo no Mediterrâneo ou em regiões mais próximas ao Equador o verão do meio de ano é muito rígido. Quando se levantou essa hipótese, jornalistas gregos disseram que o verão do País é rigoroso e impediria a prática do futebol. Não é mentira. Mas, da mesma forma que na chegada de dezembro e fevereiro, países como Alemanha e Dinamarca bem como a própria UEFA fazem a chamada parada de inverno e só continuam a temporada após o inverno, em fevereiro. Essa resolução poderia ser adotada na minha idéia adaptada. Nos países em que o verão é mais impiedoso, o campeonato sofre uma pausa e volta quando chegar a primavera. Ou seja, a pausa ainda existiria sendo apenas mudada.


Os campeonatos nacionais teriam 18 ou 16 clubes? Tanto faz. A FIFA recomenda que os campeonatos nacionais tenham dezesseis clubes para que se reserve somente trinta datas para eles. Alguns países menores tem dez, doze, catorze times. Penso que até dezoito clubes seria o suficiente. São trinta e quatro datas, o bastante.


Essa é minha idéia e são minhas impressões sobre como poderiam ser melhores os torneios nacionais para que todos os países consigam conjugar de forma uniforme o trânsito entre atletas e que clubes não saiam perdendo. Amanhã falarei sobre os torneios de seleções nacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário