sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Europa Calling

Saíram os jogos para as partidas das oitavas de final da Champions League, o momento em que o funil estreita na Europa entre os clubes. A partir de fevereiro, os dezesseis classificados lutarão pelo título máximo do continente e, sem dúvida, o mais lucrativo. São pareamentos difíceis e grandes clássicos que analisaremos aqui.


Stuttgart (ALE) x Barcelona (ESP) – O Stuttgart não atravessa boa fase no campeonato alemão e está perto da zona de rebaixamento na Bundesliga. O Barcelona, líder do Espanhol, vindo de um provável título mundial e numa situação muito boa no campeonato espanhol não tem nada a ver com isso. Enquanto os alemães enfrentam as crises disciplinares do provecto goleiro Lehmann, os espanhóis alinham Messi voando baixo e Ibrahomovic além de muitos craques. A classificação do time da Catalunha parece óbvia.


Olimpiacos (GRE) x Bordeaux (FRA) – Num jogo entre dois times de campeonatos menores da Europa, o Bordeaux atravessa uma fase melhor. Num grupo em que ficou na frente dos tradicionais Bayern de Munique e Juventus – com a eliminação dos italianos –, os girondinos não devem ter dificuldade em bater o periclitante time grego que tem como principal destaque o técnico brasileiro Zico.


Inter de Milão (ITA) x Chelsea (ING) – José Mourinho e Chelsea não se desgrudam. Na sua segunda temporada dirigindo o time italiano, o técnico português vai encarar o seu ex-clube. É difícil imaginar que a Inter bata o time azul de Londres. Apesar de contar com craques como Eto’o, Julio César e Lúcio, os italianos ainda não conseguiram se impor fora da Bota. O Chelsea, que vem bem na Inglaterra e já bateu na trave no campeonato europeu, leva vantagem.


Bayern de Munique (ALE) x Fiorentina (ITA) – Tradicional bicho papão na Alemanha, o Bayern não anda bem das pernas em seus domínios. Na CL ficou atrás do Bordeaux em seu grupo enquanto a Forentina, aos poucos, vai renascendo. Mesmo em posição intermediária no Italiano, a Viola liderou seu grupo na CL deixando um Liverpool pra trás. E, por isso, leva uma breve vantagem


CSKA Moscou (RUS) x Sevilla (ESP) – Num campeonato mais fraco, o CSKA não conseguiu ir bem e deixou o título para o emergente Rubin Kazan. Num grupo em que o primeiro lugar parecia reservado ao Manchester United, conseguiu a segunda contra o Wolfsburg. Difícil acreditar que, mesmo com tantos brasileiros e bons jogadores russos, o CSKA consiga bater a terceira força espanhola com Luis Fabiano na ponta dos cascos.


Lyon (FRA) x Real Madrid (ESP) – Historicamente, o Lyon tem sido uma pedra no sapato do Real Madrid que, mesmo noutras épocas galácticas, perdeu para os franceses, inclusive em casa. Mas os tempos eram outros, o Lyon gozava de domínio absoluto em seu país sendo heptacampeão. Hoje, o time está se reestruturando, não vai bem no Francês enquanto o Real Madrid com Kaká, Cristiano Ronaldo, Benzema, Higuain e outros craques nada de braçada. A campanha do Real foi aquém do que se esperava, mas mesmo assim e com a história contra é favorito.


Porto (POR) x Arsenal (ING) – O futebol doméstico português não é nenhum parâmetro sério para medir o Porto, que é tetracampeão lá. Na CL, a campanha do Porto o colocou como segundo colocado atrás do Chelsea. O Arsenal, por sua vez, é um time cheio de garotos comandado pelo competente Arséne Wenger e que conta com a genialidade do russo Arshavin, mas também não vai tão bem na Premier League. Seja como for, o Arsenal leva ligeiro favoritismo.


Milan (ITA) x Manchester United (ING) – Esse jogo pode ser dado como a partida das viúvas. Ambos perderam seus principais craques para o Real Madrid. Mas mesmo sem Cristiano Ronaldo, o Manchester ainda conta com Rooney e briga pelo título na Terra da Rainha. O Milan demorou para embalar, mas agora está no encalço da líder Inter. Conta com Seedorf e Ronaldinho Gaúcho, que aos poucos volta a jogar um futebol digno de nota além de poder contar com Beckhan na fase final. Difícil prognóstico com uma leve vantagem para os ingleses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário