quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Comentariozinhos finais 4

Chegando ao fim da análise dos participantes do Brasileirão 2009, essa penúltima leva traz os quatro primeiros classificados para a Copa Sul-Americana e que ficaram a poucos pontos de chegar à Libertadores.


Grêmio – Personagem principal da última rodada, o tricolor gaúcho tinha nas mãos, mais do que a responsabilidade de encerrar o torneio dignamente, ainda a sorte do seu maior rival, o Inter. Fez uma partida proba e foi derrotado pelejando. A oitava colocação é inglória uma vez que o time gremista não era dos piores, mas a cruzada atrás de um técnico de nome em detrimento do bom interino trouxe o incensado, mas pouco eficiente Paulo Autuori. Resultado, o Grêmio fechou o campeonato com uma campanha perfeita em seus pagos, mas vergonhosa fora do Rio Grande. Para o ano que chega, o time deve ser mantido com algumas baixas, mas pode ser aprimorado.


Atlético MG – Depois de muitos anos, o Atlético mereceu o epíteto que tem em seu hino Galo forte vingador. Durante boa parte do torneio, o time mineiro esteve, se não na liderança, brigando por ela e foi assíduo no G4. Muito se deve ao trabalho do injustiçado técnico Celso Roth e do bom elenco que o time conseguiu juntar. Desde a segurança e a experiência internacional do bom goleiro uruguaio Carini à classe de Ricardinho, o time ainda contou com o momento esplêndido do notório problemático Diego Tardelli. O título e a Libertadores não vieram por conta de detalhes, derrotas improváveis, mas estar entre os postulantes fez com que a torcida atleticana acreditasse em dias melhores.


Avaí – Principal candidato ao rebaixamento, o time da ilha foi a principal e mais agradável surpresa do torneio. Figurando por algumas rodadas entre os quatro melhores – inclusive batendo ás portas da liderança – e com uma longa campanha invicta de treze jogos batendo grandes em seu estádio e roubando pontos preciosos fora de seus domínios, o Avaí deve a quinta colocação, sobretudo, ao ótimo técnico Paulo Silas, eleito o melhor do campeonato. Esperar que um time que subiu da série B ano passado fosse campeão seria utopia, mas não menos utópica seria a possibilidade de ver este mesmo time ladeado pelos principais do campeonato. E essa se concretizou com larga folga.


Palmeiras – A melhor frase sobre o Palmeiras foi dita pelo volante Pierre: “Um ano jogado pelo ralo”. O Verdão foi a maior decepção do campeonato. Time com maior número de rodadas na liderança, com uma equipe muito boa, craques como Diego Souza, Vagner Love e Marcos e dirigida ppelos dois melhores técnicos do país, primeiro Luxemburgo e depois Muricy Ramalho, o Palmeiras tinha o título como favas contadas, mas na reta final não teve um apagão. Teve uma verdadeira catalepsia. Aí foram problemas fora de campo com o total descontrole do seu presidente Luiz Gonzaga Belluzzo que, mesmo com razão, excedeu-se nas críticas contra a arbitragem e uma vergonhosa briga entre dois de seus atletas em campo. Tudo isso, somado a um terrível lapso técnico de seus principais atletas fizeram com que o time não só deixasse escapar o título certo como a Libertadores previsível. Muita coisa precisa mudar no Palestra Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário