segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Comentariozinhos finais 1

Nas semanas que antecederam a decisão do Brasileiro, não postei aqui os Comentariozinhos porque a coisa seria repetitiva. Era melhor dar asas à imaginação do que ficar divagando sobre as virtudes e defeitos de cada concorrente. Prefiro, então, dar-me essa semana para fazer comentários pontuais sobre cada um dos vinte times que disputaram num estilo Trivela. Hoje começarei dando minha opinião sobre os quatro últimos colocados, ou seja, os rebaixados.


Sport – O Sport é a prova cabal de como uma Libertadores pode estragar todo o planejamento de uma equipe média. Com um primeiro semestre bom para aquilo que tem a oferecer, o Leão da Ilha se classificou num grupo difícil na competição sul-americana (com o campeão do ano passado e o forte time do Palmeiras) e ficou às portas de eliminar os paulistas. E é aí que houve os conflitos. Com elenco reduzido, o Sport ia mal no torneio nacional enquanto brilhava na Libertadores. A partir da eliminação, o time não se achou no Brasileiro e só foi resenhar uma reação tarde demais. Quando o barco tinha afundado, o time apenas entrou em campo pra cumprir tabela sem atrapalhar a vida de ninguém. Uma pena, pois o time não merecia esse destino. Certamente voltará em 2011.


Náutico – O outro time pernambucano da competição, mais uma vez, repete a história conhecida. Dá um gás nas primeiras cinco rodadas assustando os grandes e depois vai parando, parando e, por inércia, chega à beira da segunda divisão. A diferença foi que dessa vez, a força inerte foi mais forte e o time ficou em penúltimo lugar não se safando da degola, que parecia óbvia. O time, um por um, é muito fraco. Fora eventos em que roubava pontos dos times grandes fora de casa ou assustava nos Aflitos, o Timbu foi presa fácil com um elenco recheado de veteranos e refugos de outros centros. Para fugir do que lhe espera, será preciso uma grande reformulação.


Santo André – Esqueça o time campeão da Copa do Brasil que, em 2004, surpreendeu o Brasil batendo o Flamengo duas vezes. O Santo André disputou a Série A com um elenco que não lutaria por título na Série B. Contando com veteranos como Marcelinho Carioca e Fernando, com bem vividos 42 anos, e alguns jovens, que certamente não continuarão no ABC, o Ramalhão cumpriu bem seu papel no torneio: Roubar pontos de postulantes ao título – e o fez batendo São Paulo e Palmeiras – no andamento e ser presa fácil de outros na reta final. Dado como um dos rebaixados, nesse ponto, pelo menos, o Santo André não decepcionou.


Coritiba – O Coxa caiu na última rodada e de forma limpa: brigando. Não que o alviverde do Paraná postulasse título, mas não era um time ruim a ponto de ser indicado para o descenso. A dependência dos gols de Marcelinho Paraíba foi decisiva para que o time não fosse tão bem, mas foi muito mais decisivo o insucesso em alguns jogos em casa e partidas mais fáceis. O resultado foi o Coritiba chegar à última rodada contra um embaladíssimo Fluminense em casa. O jogo entre ambos foi emocionante, mas o momento dos cariocas e a combinação de resultados derrubaram o simpático time. Voltará logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário