domingo, 30 de agosto de 2009

Nove ponto sete na escala Richter

Saiu no blogue do Flavio Gomes


SÃO PAULO (a ver…) - Longe de mim duvidar de uma informação do Reginaldo Leme. E a que ele deu na transmissão da TV é das mais graves. Resumindo, para quem não ouviu. O comentarista da Globo (e colunista do Grande Prêmio e d’”O Estado de S.Paulo”) contou que a FIA abriu uma investigação independente sobre o GP de Cingapura do ano passado. Na ocasião, Alonso tinha acabado de fazer seu pit stop, ele que largara lá atrás, quando Nelsinho Piquet bateu. Assim, todos pararam aproveitando o safety-car e Alonso, que já tinha trocado pneus e reabastecido, apareceu de repente em primeiro.


Na época, a batida foi tratada com ironia e curiosidade. Fernandito jamais venceria se não fosse o rabo danado de um safety-car ter sido acionado logo depois de sua parada. E justamente causado pelo companheiro de equipe…


Suspeitar de que foi de propósito, na época? Não me lembro de nenhuma desconfiança séria, apenas comentários, como disse, irônicos. E não tinha sido a primeira batida de Nelsinho no ano, afinal.


Agora, surge essa informação: Briatore teria ordenado que o brasileiro se arrebentasse no muro naquele momento e naquele lugar. Assim, Alonso teria chance de vencer, como venceu. Disse o Reginaldo que depoimentos chocantes já foram tomados pelos investigadores.


Nelsinho Piquet não se pronunciou pelo Twitter, como costuma fazer. Aliás, assim que a informação foi ao ar na Globo (estranhamente causando espanto até no narrador Galvão Bueno, que aparentemente não sabia de nada), Piquet-pimpolho desapareceu do Tweeter, depois de dar uma zoada básica em Grosjean, seu substituto, que bateu na primeira volta.

E foi pelo Twitter que recebi outro vídeo (desculpe, não sei quem mandou) daquela corrida. Na volta de apresentação, Nelsinho rodou de maneira parecida. Não bateu. Teria sido um ensaio? É conspiração demais, não? De qualquer maneira, apimenta a história toda.


O que é essencial, agora, é ouvir o piloto. Antonio Pizzonia, também pelo Twitter, contou que jantou com Nelsinho ontem e disse que uma bomba vai estourar na F-1 “hoje ou segunda-feira”. Seria essa? Mas Nelsinho seria capaz de bater de propósito sob ordem da equipe?


É tudo muito pouco verossímil. Uma coisa é dar passagem ao companheiro de equipe, segurar um rival na pista, essas atitudes menos dramáticas e mais corriqueiras. Mas se jogar no muro para obedecer ao chefe?

Vamos aguardar. É caso que vai dar pano pra manga, como se diz. E muito sério.


Comentário – Briatore nunca foi um cara com quem eu simpatizasse. Desde os tempos de Benneton, ele dá mostras de ser um verdadeiro déspota, um sujeito que mostra – como disse Piquet Jr certa vez – não entender porra nenhuma de Fórmula Um. Mas se isso tudo for fato, ao menos fundamentadamente suspeito, mostra que além de um manager ruim, o italianão é um sujeito sem qualquer caráter. Há o fato da história ser veiculada pela Globo, o que dá forte sabor de factóide, mas Reginaldo leme, diferente do Galvão Bueno, é um cara que entende do riscado e sério. Mas a história, como disse o Galvão na transmissão, fez tremer a terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário