segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Mico da Semana

O mico dessa semana vai para a Camisa 12, torcida organizada do Corinthians bem como para o diretor de futebol do clube, Mario Gobbi. E ambos estiveram em lados opostos no mesmo fato.


O fato é que no sábado, numa discussão entre membros da referida torcida organizada, num evento no clube Corinthians com o diretor, torcedores agrediram-no com uma cadeirada. Ou seja, a violência, por si, já é um absurdo digno de mico e merece total reprovação. O lance é que, além de cartola do clube, Gobbi é delegado de polícia de carreira. O que o delegado fez contra os agressores do cartola? Nada. Absolutamente nada!


É claro que toda ação violenta gratuita, mais do que vergonhosa, é apenada no Código Penal. Lesões leves, graves, vias de fato... Tudo isso é crime que qualquer delegado de polícia sensato daria voz de prisão ao agressor deixando que a justiça cuidasse do resto. Caberia a ela analisar os fatos e livrar o meliante das garras da lei, ou não. Como delegado, Gobbi deveria fazer se valer como mantedor da boa ordem.


As torcidas organizadas são cancros que o futebol criou e os clubes dão guarida. Em nome de uma suposta simpatia clubística, bandidos se digladiam em verdadeiras guerras campais que há tempos já saíram dos estádios. A Camisa 12 provou que torcer não é sua principal preocupação. Entesta o diretor do clube, que tem responsabilidades diretas sobre o futebol e não deve satisfação a ninguém, e resolve a discussão com uma cadeira por argumento. E agora, com o precedente da abstenção do delegado, sabe que o caminho pras suas barbáries. Será que esse delegado fecharia os olhos pra outros casos? O caso mereceria uma atenção especial do MP em relação à atitude do policial civil que foi condescendente com um crime que ocorre às suas vistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário