segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Mico da semana

A chegada do Twitter como nova ferramenta de informação, entretenimento e, sobretudo, aproximação dos ídolos aos seus fãs é, como toda nova mídia, toda nova moda e, sobretudo, toda comunicação, uma faca de dois gumes. O Twitter permite que você saiba, por exemplo, o dia-a-dia de gente como o Willian Bonner, a Juliana Paes, o Ashton Kutcher e a Xuxa. Não que isso vá modificar a vida de quem os segue, mas dá uma idéia mais “humana” de gente que a gente só vê nas telas. E a eles uma cara mais simpática, menos distante.

O problema é que o Twitter é algo aberto. Então, se por acaso, vamos supor, a Juliana Paes escreve lá que acordou com comichão vai ser parlamentado por mais inútil que isso possa ser. E foi algo nesse naipe que aconteceu essa semana. Sasha, a filha da Xuxa, escreveu em seu Twitter isso:

oi gente sou eu sasha estou aqui filmando o novo filme a xuxa, e um vai ser m otimo filme, tenho q ir vou fazer uma sena com a cobra (grifos meus) (sic)

Até aí, tudo bem. A menina está rodando um filme e trouxe à baila sua impressão do filme e o que vai fazer. O problema é a interpretação gerada pelo erro de português. A maldade já remete ao ex-namoro da mãe, a interpretações maliciosas da referida “sena” e outras coisas. É a contrapartida. Aparece algo e foi comentado. Se se considerou o fato de ter sido escrito por uma criança, isso é irrelevante. Muito pior foi a atitude da mãe, que se manifestou:


Xuxa sempre foi tida como uma mulher alheia à realidade, que vive num mundo fantasioso e que, quando sai dele, sempre sofre um choque violento que logo a faz voltar ao seu casulo cor-de-rosa. Depois do contratempo, Xuxa veio, outra vez, à mídia anunciando que iria fechar o Twitter, que o site é invasivo e desrespeitoso e outras balelas. Então é assim que funciona? Por ter a filha alvo de piadas, ela resolve fechar um site que é sucesso e, mais que mera diversão, têm sido instrumento de informação? Alguém precisa explicar a essa moça que, sim, o mundo é maldoso, que, sim, o passado vai condenar ad eternum e que não é fazendo manha e biquinho que as coisas vão parar. Já falei da Xuxa outras vezes nesse blogue, mesmo nessa sessão. Mas parece que ela não quer sair disso. Solução? Esquecer. Quer sair do Twitter? Saia, quer fazer birra? Faça. Mas na espere que por conta disso, o mundo vai parar, as piadas vão cessar e haverá comoção coletiva ou respeito automático. Por outro lado, tudo isso acentuará mais e mais o ridículo que essa mulher vem despertando há anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário