terça-feira, 18 de agosto de 2009

Coincidências

O que há de semelhantes entre o saltador Sergey Bubka e a saltadora Yelena Isinbayeva? Além da mesma modalidade, o salto com vara, e de serem referências e favoritos nea, hoje mais uma semelhança, mas desagradável, se fez entre os dois: Os erros e o fracasso quando se esperava a continuidade do reinado.


Bubka competiu pela União Soviética nas Olimpíadas de Seul-88 e foi tricampeão mundial chegando na próxima Olimpíada, Barcelona, em 92, como favorito absoluto. Voltou pra casa sem uma medalha sequer e foi a maior decepção daquele ano.


Isinbayeva foi campeã olímpica em Pequim com sobras. Saltou sozinha e bateu recorde atrás de recorde e chegou para um Mundial favoritíssima. E hoje, por um desses caprichos dos deuses, a linda moça de olhos azuis – como Bubka em 92 – errou os três saltos. Terminou em último lugar numa das mais negativas surpresas da competição. Ela, que, assim como o jamaicano Usain Bolt, era uma das estrelas aguardadas, ao contrário dele, frustrou torcida e imprensa. O ouro ficou com a polonesa Anna Rogowska.


O que esperar? Muito mais. Como escrevi noutras oportunidades aqui, uma das coisas mais fabulosas do atletismo é esse fator humano que faz com que, em determinado dia, o franco favorito não alce o degrau mais alto. Isinbayeva, e só ela, não foi bem hoje. Certo que desde Pequim, por conta de uma contusão, a russa não vinha no seu melhor momento. Berlim podia ser sua redenção. Terminou sendo um sepultamento. Mas, a moça ainda é nova e tem chão pela frente. Basta lembrar que Bubka, depois do insucesso em Barcelona e competindo pela Ucrânia, foi campeão noutros três mundiais e se aposentou como o maior saltador de todos os tempos, o que nem uma Olimpíada frustrada lhe tirou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário