sexta-feira, 7 de agosto de 2009

É proibido fumar! Graças a Deus

Hoje a Lei Anti-Fumo entra em vigor em São Paulo. A partir de hoje é proibido fumar em recintos fechados e coletivos como restaurantes e bares. Sou a favor.


Diferente de outros produtos que causam malefício, sejam eles liberados ou não, o tabaco, além de fazer mal ao fumante, também prejudica a saúde de quem está a sua volta. E aí, um não-fumante que preza pela sua saúde tem que ser envenenado pela fumaça do cigarro de um irresponsável que fuma no mesmo local que ele.


Os fumantes reclamam que isso tolhe seus direitos. Mas sempre entendi que o direito de alguém termina onde começa o direito do outro. Sendo assim, se eu vou para um barzinho, por que eu tenho que dividir o lugar com uma chaminé. E meu direito de respirar um ar puro? Ele deve ser violado pelo sujeito que, voluntariamente, quer ferrar com a sua saúde e por tabela estraga a minha?


Tenho uma opinião muito peculiar em relação ao cigarro. Por ser filho de pais ex-fumantes e viver numa família em que a nicotina fez seus adeptos nos tempos em que fumar era algo chique, desde sempre detestei cigarro, cheiro de cigarro, a roupa fedida. Passei uma adolescência cercado por novos fumantes e saí dela incólume quanto a esse vício. O mais engraçado sempre foi ver fumantes inveterados criticando a maconha e seu consumo. Oras, sabendo que a maconha, comprovadamente, faz muito menos mal que o tabaco, como ousam criticar? Infelizmente, a Souza Cruz e a Philip Morris tem muito poder, mas nunca pensaram em investir num filão que faria encher ainda mais seus cofres.


Não vejam aqui uma apologia à maconha, mas a defesa da coerência. Pra mim, sempre pareceu absurdo que um seja, mais que permitido, incentivado como era até há pouco e outra demonizada. |Da mesma forma que não fumo nem nunca fumei, não uso maconha. Nunca usei nem usaria. Só acho estranha a distribuição dos pesos e das medidas sendo que o pior dos dois é vendido abertamente.


Eu acho que o modo com o qual a mídia trata produtos potencialmente viciantes como o cigarro e o álcool é muito brando. As advertências “Beba com Moderação” é muito pouco. Porque o álcool causa efeitos diferentes nas pessoas. Há quem beba muito e saia pouco do seu normal enquanto há pessoas que bebam pouco e caiam. Ou seja, beber – mesmo com moderação – pode ser perigoso pra quem tenha o organismo menos afeito a isso. Além disso, a associação do álcool com a glória, com o belo é perigosa.


Fiquei muito feliz com a resolução do governo paulista, ao qual sou frontalmente contra. Acho que enquanto não se proíbe o tabaco ou se libera a maconha ou dê a todos os males tratamento rigoroso e uniforme com informação maciça e esclarecedora, o que se deve fazer é coibir que pessoas que prejudicam a saúde alheia não o façam. Quer fumar, fume em casa. Deixe nossos pulmões em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário