quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Europa chamando

Acabou o sorteio dos grupos da Champions League. Grupos devidamente equilibrados, times novatos e representantes de países menos visados na Europa. Possibilidades de zebras? Sempre há. Permite-se uma análise pormenorizada sobre os grupos. Ei-los:


Grupo A – Bayern Munique (ALE), Juventus (ITA), Bordeaux (FRA) e Maccabi Haifa (ISR) – Bayern e Juventus se enfrentam, mais uma vez, na CL. São favoritos porque o futebol francês é cambaleante. O Bordeaux interrompeu a hegemonia do Lyon, mas num cenário europeu é pouco forte. Talvez roube pontos dos adversários. O Maccabi entra via preliminar, mas não oferece muito fogo contra os adversários.


Grupo B – Manchester United (ING), CSKA (RUS), Besiktas (TUR) e Wolfsburg (ALE) – Difícil não apontar o Manchester como favorito. Mesmo num grupo em que Vagner Love, Alex e Grafite sejam nomes de destaques em CSKA, Besiktas e Wolfsburg respectivamente, o Manchester é favorito. A ausência de Cristiano Ronaldo nos Devils pode fazer a diferença, claro, mas há craques que compensam e garantam o óbvio. A segunda vaga, esta está em aberto.


Grupo C – Milan (ITA), Real Madrid (ESP), Marselha (FRA) e Zurique (SUI) – Quis o destino que Kaká enfrentasse seu ex-clube na primeira fase da Champions League. No papel, não há dúvidas que o Real é franco favorito nesse grupo. O Milan vem enfraquecido e carente da referência que está vestindo branco. Por outro lado, o Real, sempre que contou com os Galácticos, colheu mais decepções que glórias. Olympique e Zurique serão coadjuvantes atrás de pontinhos que lhe garantam alguma sobrevida.


Grupo D – Chelsea (ING), Porto (POR), Atlético de Madrid (ESP) e APOEL (CHP) – Com os dólares russos, o Chelsea tem mais elenco que os rivais, mas em LC nunca conseguiu ir longe e não será agora que isso vai acontecer. Numa realidade dentro do grupo, os ingleses se classificam fácil. O Atlético é candidato à segunda vaga já que o Porto reina só em Portugal e costuma derrapar na LC. Quanto ao APOEL, sobra-lhe o gosto de ser o segundo cipriota seguido na LC após o Anorthosis ano passado. Surpreenderá como quase conseguiu seu patrício? Muito difícil.


Grupo E – Liverpool (ING), Lyon (FRA), Fiorentina (ITA) e Debrecen (HUN) – O Liverpool é, hoje, a quarta força da Inglaterra atrás de Manchester, Chelsea e Arsenal. Ainda assim é capaz de superar um Lyon, que ainda tenta se achar continental e nacionalmente, uma Fiorentina, que penou pra vencer o Sporting e tem papel mediano na Itália, e um Debrecen, responsável por honrar a tradição húngara na LC. Tradição apagada, diga-se de passagem. Desde 1995, um time húngaro não chegava à fase de grupos da LC. Segunda vaga em aberta com boas chances para o Lyon, se conseguir encaixar o elenco.


Grupo F – Barcelona (ESP), Internazionale (ITA), Dynamo Kiev (UCR) e Rubin Kazan (RUS) – Se Kaká enfrentará seu ex-clube no grupo C, o destino pregou a mesma peça em dois outros grandes nomes do futebol europeu. Ibrahimovic e Eto’o trocaram Inter por Barcelona e vice e versa. Quem saiu ganhando nessa troca foi a Inter, que recebe um Eto’o sem espaço no Barça. Ambos estão muito a frente dos dois rivais do Leste. O Rubin, campeão russo e atual líder, é o mais apontado a provocar surpresas.


Grupo G – Sevilha (ESP), Rangers (ESC), Stuttgart (ALE) e Unirea (ROM) – Com Luís Fabiano na ponta dos cascos, o Sevilha é o favorito. Mas Stuttgart e Rangers são fortes em casa e tem times que podem surpreender. O Sevilha sai na frente mesmo assim. O Unirea tentará imitar o bonito papel do Cluj ano passado, mas não deve conseguir.


Grupo H – Arsenal (ING), AZ (HOL), Olympiacos (GRE) e Standard Liége (BEL) – Aos poucos, o Arsenal vai remontando a boa equipe do começo da década. Com um elenco jovem e com craques do calibre de um Arshavin, o time pode se destacar frente a um interessante AZ, que conseguiu quebrar a hegemonia Ajax-PSV na Holanda. O Olimpiacos e o Standard brigam pela fase na Liga Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário