sexta-feira, 19 de junho de 2009

Serei eu um jornalista?

Saiu no Blogue do Luís Nassif

STF derruba exigência de diploma pra jornalista

Quem me conhece sabe o quanto eu morro de amores pelo Ministro Gilmar Mendes, pra mim, um sujeito vendido e declaradamente favorecedor das elites. Ou seja, pra ele a Justiça de imparcial não tem absolutamente nada.

Mas nessa,literalmente, acompanho o relator. Sem desmerecer os jornalistas formados nem mesmo as faculdades de jornalismo (as sérias. As que seguem o estilo APEC eu sequer incluo nessa categoria), mas o ofício de jornalista é algo que exige, sim, técnica, conhecimentos teóricos e um embasamento próprio como os tem a geografia, mas é algo que exige menos isso do que, por exemplo, o curso de medicina cujas especializações e ramificações são muito mais complexas.

Ademais, o jornalismo, com tantas perfumarias que se ensina nos cursos superiores – assim como a Geografia – desvia o estudante do foco para disciplinas acessórias. São importantes disciplinas como Filosofia da Comunicação? Sem dúvida, mas nas redações, muito pouco dela será usada.

Para completar, com o implemento da Internet, dos blogues, o jornalismo termina se diluindo por vários meios. A informação se democratizou, se multiplicou e se criou em nichos onde não se imaginava. O acesso a blogues permite que se possa ser um jornalista paralelo, afinal nem sempre o jornalista está onde acontece a notícia. Até ele chegar, ela esfriava, diluía. Hoje, com os celulares, os blogues, a notícia acontece quase em tempo real para o leitor. E nem sempre um jornalista formado está lá para presenciar isso.

O que muita gente não entendeu e critica com fervor é que o STF derrubou uma exigência e não baniu a necessidade. Os jornalistas formados sempre serão imprescindíveis. Um editor de um jornal, de uma revista por mais crápula que seja, precisa incondicionalmente do diploma. Seus subalternos, aqueles que trazem a notícia, não. E verdade seja dita? Quantos não formados atuam como jornalistas, até mesmo se ufanam da qualidade de jornalistas que, no papel não são nem nunca foram, mas trabalham com isso?


Mais opiniões do Nassif sobre o polêmico tema aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário