domingo, 7 de junho de 2009

África do Sul urgente

Já são conhecidos os quatro primeiros classificados da Copa de 2010 na África do Sul. São eles, pela Europa, Holanda e, pela Ásia, Japão, Coréia do Sul e Austrália. Estão com um pé lá Inglaterra e brigam em igualdade Coréia do Norte e Arábia Saudita pela última vaga da Ásia.

Dos classificados, o mais perigoso, até porque é díspar e injusta a comparação, é a Holanda, invicta em seu grupo. Preocupante? Talvez, porque Holanda é sempre Holanda, mas seus adversários não são exatamente parâmetro de força. Num grupo com as decadentes Noruega e Escócia mais Islândia e Macedônia, não poderia se esperar algo diferente de uma classificação fácil. No universo asiático, não há muitas surpresas. Coréia do Sul e Japão estão a milhas de seus concorrentes e seriam favas contadas. Destaque especial para a seleção australiana, eterna campeã da Oceania que, para encontrar mais dificuldades, se transferiu para a Federação Asiática. Se antes, os australianos tinham que disputar sua vaga numa repescagem, dessa vez, eles se garantiram com as próprias pernas e podem planejar meios de evolução. Em sua segunda copa consecutiva, os socceroos têm chances de melhorar seu desempenho que, na última Copa, foi as oitavas de final contra a campeã Itália numa partida disputada e uma atuação duvidosa do juiz.

Pela quarta vaga asiática, norte-coreanos e sauditas jogam quarta-feira na Arábia. Se contar a tradição, os árabes estão lá, pois são o time mais forte do Oriente Médio (o que também não significa muito), mas seus adversários fazem uma campanha surpreendente e, se não fosse o empate com o Irã em Pyongyang, também estariam na Copa. Uma alegria merecida para um país miserável governado por um lunático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário