segunda-feira, 8 de junho de 2009

Mico da Semana


O mico dessa semana vai para a deputada pelo Estado do Tocantins Kátia Abreu. Líder da execrável bancada ruralista na Câmara, a senadora participou de um bate boca via imprensa com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

Se Minc não foi exatamente polido ou agiu com a fleuma que se exige de um ministro de Estado, por outro merece destaque a sua coragem em enfrentar os grandes latifundiários deste País. Seguindo o bom trabalho de sua antecessora Marina Silva, que preferiu contemporizar, Minc partiu para o enfrentamento, para o dedo no rosto dos grandes fazendeiros? Erro? De jeito algum. Essa turma mandou no país abertamente durante a primeira república, antes dela também, e sempre fez parte da elite que dava as cartas na política nacional. Tendo poder irrestrito quase teocrático, fazia da peonada curral eleitoral.

Contra Kátia Abreu pesam suspeitas fundamentadas de trabalho escravo em suas fazendas, mas que a mídia grande prefere deixar pra lá. Além disso, a senadora lidera uma bancada com idéias escusas desde os que se posicionaram a favor da tomada da Reserva Raposa Serra do Sol até os que querem invadir a floresta amazônica pra fazer pasto pra suas mandas. Para eles, dane-se que suas plantações de soja transgênica estejam destruindo o cerrado. Enquanto o dinheiro lhe pingar no bolso, causas ecológicas podem esperar. Ou podem ser esquecidas.

Minc é um dos poucos ministros que honram a velha esquerda, aquela que confrontam os detentores da terra e do poder. Talvez não faça isso da forma mais diplomática ou mais política, mas faz. Pena que gente como a senadora Kátia Abreu, que está onde está graças aos seus eleitores encurralados – como todos os ruralistas aliás – defenda abertamente um retrocesso ambiental em nome de suas fazendas e de sua fortuna. Azar. A essa gente quanto menos poder for dado melhor. Eles foram, são e serão sempre o cancro desse país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário