sábado, 13 de junho de 2009

Comentariozinhos da Copa das Confederações

Amanhã começa a Copa das Confederações, um torneio que começa a ter realçada sua real importância. No começo era um torneio exibição que mais parecia um brinquedo dos xeiques árabes, tanto que as primeiras edições do torneio sequer eram reconhecidas pela FIFA Depois que a entidade passou a organizá-la e, mais que isso, usá-la como uma espécie de avant-premiére da Copa do Mundo sendo jogada no país sede, passou a ser valorizada. E deveria mesmo ser

melhor reconhecida, sobretudo, pelas seleções européias, afinal não é nada má a idéia de juntar os campeões dos torneios continentais mais o campeão da Copa anterior e o País sede da próxima.

Este ano, participarão além da Itália, a campeã de 2006, e da África do Sul, a sede da próxima copa, Espanha, campeão da Euro, EUA (Concacaf), Egito (África), Iraque (Ásia), Nova Zelândia (Oceania) e Brasil (América do Sul). Esses oito países se dividirão em dois grupos na seguinte disposição:


Grupo A – África do Sul, Espanha, Iraque e Nova Zelândia – Neste grupo, a menos que haja uma grande hecatombe, a Espanha se classifica em primeiro lugar. África do Sul e Iraque estão num patamar semelhante de forças, mas os sul-africanos, por contarem com sua torcida, levam ligeira vantagem. No entanto, será interessante observar a brava seleção iraquiana em campo. Após um título heróico na Copa Asiática sob a batuta do brasileiro Jorvan Vieira, o time bateu forças locais como Austrália e Coréia do Sul para chegar ao título. Jorvan saiu e quem dirige o time é o tarimbadíssimo Bora Milutinovic. E é o Iraque que, contra a anfitriã dirigida pelo brasileiro Joel “Prancheta” Santana, que abre a Copa das Confederações amanhã. O outro time da chave é a Nova Zelândia, país em que o futebol não tem muita platéia e que reina sozinha num continente muito fraco. Em nível mundial, os neozelandeses não têm qualquer relevância e torce pra perder de pouco.



Grupo B – Brasil, Itália, Egito e Estados Unidos – Se o Grupo A mostra uma vaga em aberto, o B parece mostrar só uma dúvida: Quem fica em primeiro, Brasil ou Itália? São nove títulos mundiais contra o Egito, que tem duas participações distantes em mundiais, e os EUA, segunda força da Concacaf e que surpreende o México eventualmente. Dificilmente qualquer um dos dois superará o Brasil, que está embalado com a contínua evolução nas Eliminatórias sul-americanas ou a Itália, que ainda mantém um bom time e a liderança em seu grupo nas Eliminatórias. O Egito está na disputa por uma vaga na Copa da África do Sul, mas começou muito mal a fase decisiva das Eliminatórias africanas com duas derrotas e desconfiança da torcida. Os EUA estão em segundo lugar na fase final das Eliminatórias da Concacaf e persegue a Costa Rica. Nessa fase, o time ianque perdeu para a Costa Rica e empatou com El Salvador. Como se vê, os campeões mundiais, com um pouco de esforço, não terão dificuldades em superar seus oponentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário