sexta-feira, 5 de março de 2010

Vai uma ilha grega aí?

A ideia dada por alguns políticos alemães da Grécia vender suas ilhas para saldar dívidas é de um mau gosto tremendo. Até o próprio premiê grego admitiu isso. E é verdade. A Grécia é, historicamente, um dos países mais pobres dentro da União Europeia junto com Portugal e Espanha. Formada por cerca de seis mil ilhas, algumas muito famosas como Creta e Santorini além de outras menores. As ilhas gregas são citadas em grandes obras como a Odisséia em que Homero viaja por algumas até voltar a Ítaca. Mas pondo fora a literatura e a riquíssima cultura grega, maior patrimônio do arquipélago helênico, e voltando aos dias de hoje, não há como não rir de proposta tão absurda.


A sugestão foi feita por Josef Schlarmann e Frank Schaeffler, políticos aliados da primeira ministra Ângela Merkel, neoliberal até o último fio de cabelo. O Bild, jornal alemão de grande circulação estampa a manchete grosseira “Vendam suas ilhas, seus gregos falidos – e a Acrópole também” que teria sido dito pelos amiguinhos da senhora Merkel. A proposta envolve as ilhas desabitadas do imenso arquipélago. O governo socialista grego refutou o absurdo.


É sabido que a Grécia atravessa um momento de crise em sua economia. O país tem índices sociais piores que seus sócios de União Europeia, mas nada que beire o absurdo de vender ilhas para saldar dívidas. É bom não perder de vista que, num passado não tão distante, a Alemanha enfrentou crises muito piores que a grega. Numa delas, com inflação absurda que foi resolvida por um certo maluco que depois resolveu invadir a Polônia, matar os judeus e pregava uma raça superior. Após apear o tal pirado, a Alemanha enfrentou outra grave crise econômica. E nem por isso precisou vender Munique, Hamburgo, Colônia ou outras cidades nem parte de seu território, agora dividido.


Crises econômicas acontecem mesmo em países mais abastados. Recentemente, diversas montadoras, sobretudo a gigantíssima GM, ficaram a um passo da bancarrota mostrando que o capitalismo é eivado de erros e quando suas bolhas explodem de tanto crescer, ao invés de jorrar moedas, jorram desemprego. E nessa hora, é o Estado, o nefando estado, aquele que cobra impostos e trava o crescimento que salva. Mesmo assim, em crise, os EUA não tiveram que vender o Alasca à China nem revendê-lo à Rússia nem o Havaí ao Japão.


Ainda que absurda, a ideia dos dois ultradireitistas alemães é perigosa. Dificilmente será levada a sério por políticos sérios ou governantes conscientes, mas é um precedente para que alguns desregulados tanto de quem sugere quanto de quem é sugerido acatar. No Brasil, isso seria deveras arriscado uma vez que políticos de direita adorariam fazer uma bela pechincha com territórios pouco povoados, sobretudo Amazônia.


Ponham as barbas de molho.



Um comentário: