sábado, 6 de março de 2010

O que foi, então?

Segundo a secretária de Estado dos Estados Unidos, a sra Hillary Clinton, não houve o genocídio armênio praticado pelos turcos em 1915 e fará de tudo para que a Comissão de Assuntos Exteriores do Congresso não leve adiante o propósito de reconhecer o fato como tal.


Pouco se fala sobre o assunto. Mas o que houve foi que em 1915, o Império Otomano, governado pelos turcos cometeu uma matança de centena de milhares de armênios. Há quem fale, inclusive que um milhão deles foram mortos.


O assunto é pouco debatido. O governo turco não o reconhece, quase cem anos após o massacre e o assunto é pouquíssimo divulgado e historicamente pouco conhecido. Isso fez com que Hitler, em 1939, tivesse se referido ao fato com a seguinte frase: “Afinal, quem hoje fala sobre o extermínio de armênios?”. As relações entre os dois países vizinhos são estremecidas. Há um rancor muito grande dos armênios em relação aos turcos. O extermínio fez com que levas de armênios deixassem o país. Muitos vieram para o Brasil. Seus descendentes criaram o ótimo site Armênia Eterna. Para lembrar o triste episódio, foi declarada data nacional o dia 24 de abril.


Mas o posicionamento dos EUA em relação ao assunto é esperado. Justo eles que cometeram tantas atrocidades pelo mundo, coisas muito próximas de genocídios deixariam de reconhecer apenas mais um. Do outro lado, a Turquia é um forte aliado dos Estados Unidos no continente europeu e ponto estratégico para bases ianques próximas ao ocupado Iraque e ao inimigo declarado Irã. Uma pena que este triste episódio envolvendo um povo de rica cultura, que sobrevive bravamente com aqueles que tiveram avós e pais mortos por um exército dominador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário