domingo, 7 de março de 2010

And the Oscar goes to...

Hoje é dia do Oscar, a grande festa da sétima arte em Hollywood e tal. Pessoalmente, não gosto da cerimônia nem mesmo do prêmio. Tentam reviver algo, um brilho que não existe mais. Talvez porque não haja mais filmes clássicos ou épicos dignos de tantos oscares como havia antigamente.

A industria cinematográfica de hoje pouco se preocupa com atuações, com roteiros, com o lado humano do negócio. O principal filme da noite, com nove indicações ao Oscar, é Avatar, um filme de roteiro meloso, básico, mas recheado de efeitos gráficos. Ao seu lado, Guerra ao Terror também conta com nove indicações, mas mostra a incurável mania dos estadunidenses de se registrarem como os guardiões do mundo, os heróis civilizadores. Um como o outro são filmes medianos.


Pior que isso é a apresentação. Numa cerimônia tediosa, arrastada, falsamente glamurosa e cheias de premiações descabidas, o Oscar é transmitido para todo mundo, embora pareça que os roteiristas e os organizadores da festa se esqueçam disso. As piadas, aquele típico humor ianque cheio de gagues sem graça, mas que fazem rir os comedores de hambúrgueres bem como os macaqueadores do Tio Sam são locais demais, elitistas demais e dane-se que alguém nos cafundós da China ou do Brasil assista aquilo. Eles têm que assistir e bater palmas, mas não entender.


Mas há um filme interessante na premiação hoje. Recomendo Precious, que conta a história de uma adolescente negra, analfabeta e obesa que vive o diabo com sua família no Harlem. Pelos trailers que vi, é um que merece ganhar o Oscar. Apesar do Lenny Kravitz, o Carlinhos Brown dos EUA.



Um comentário:

  1. Já assisti, o filme é muito bom, uma excelente adaptação da obra "Push" de Ramona Lofton(Sapphire)
    É impressionante como a trama faz o espectador se envolver, se vislumbrar e se incomodar, se esterrecer e se revoltar,isso o faz um dos melhores filmes de 2009 sem contar no show de interpretação de Mo'nique e Gaby Sidibe
    Ai xêeenti ainda tem a Mariah Carey de cara lavadaa!

    ResponderExcluir