segunda-feira, 29 de março de 2010

Perdemos o Barão

Morreu Armando Nogueira, um dos últimos (se não for o último) grande jornalista que esse país já conheceu. O excelentíssimo Barão de Xapuri foi o criado do Jornal Nacional que, apesar de ser desde sempre o órgão oficial da ditadura militar e, hoje, defensor do reacionarismo político e do anacronismo moral, marcou uma nova forma de se fazer jornal alcançando um país continente em sua totalidade. Apesar dos vícios que o tomam, repito.


Mas Armando foi muito mais que isso. Diria que foi o maior jornalista e cronista esportivo do país. Jornalista esportivo por completo, não um noticiador de futebol como é a maioria num país de monocultura esportiva. De uma sobriedade única, Armando era um poeta em suas crônicas. Um grande usuário das letras. Com um detalhe que apavorará aqueles que defendem a obrigatoriedade do diploma para o meio. Nogueira não era formado jornalista, mas advogado. Mesmo assim, foi melhor jornalista que muitos diplomados por aí. Aliás, melhor que todos.


Uma perda grandiosa, sem dúvida. Seu legado fica nos programas que criou e nas mentes que inspirou.



Um comentário:

  1. Quero compartilhar com a família a minha dor de alma e de coração pela perda do qrande ícone do jornalimo esportivo e literário.Adeus Barão do Xapori.
    Marco Antonio Pereira
    Guaxupé MG

    ResponderExcluir