segunda-feira, 29 de março de 2010

Tá acabando

Ótimo esse texto que saiu na UOL escrito pelo Mauricio Stycer:


Globo se desculpa pelos seus “heróis”


“Por ser um programa sem roteiro”, disse Pedro Bial, os candidatos “às vezes fazem afirmações impensadas”. Que tipo de afirmação, Bial? O apresentador não disse, mas observou: “Não representam a posição da Globo”. Em relação ao quê, Bial? O apresentador não ousou dizer o nome, mas deu uma pista: a programação da emissora é orientada pelo “respeito à diversidade e a repulsa ao preconceito”.


Nunca na história de um programa de entretenimento, a Globo se viu obrigada a dirigir-se ao público de forma tão defensiva, pedindo desculpas pela insensatez dos “heróis” de Bial e Boninho. Teria ficado melhor na voz de William Bonner, mas o Chacrinha do BBB saiu-se bem, imprimindo um tom sério e grave ao “editorial” da empresa.


Para confundir ainda mais a cabeça do público, a dançarina Lia, assim que deixou o jogo, foi convidada por Bial a dizer o que ela mais desejava no momento: “Desejo que as pessoas vejam o BBB como a vida como ela é”. Boninho deve ter pulado da cadeira neste momento – afinal, o reality show global é apenas e exclusivamente um jogo, destinado a entreter o público e faturar.


Surpreendentemente, nesta reta final, nem como jogo o BBB está ficando de pé. Não vou me estender sobre a correria exibida nos últimos sete dias, dando a impressão que o objetivo é encerrar a brincadeira o quanto antes. Para muita gente é até um bálsamo saber que o fim está próximo.


Mas e o cuidado com a edição de coisas básicas? Num paredão entre Lia e Fernanda, Mr. Edição não mostrou uma única cena da conturbada relação das duas nestes 76 dias. Não seria interessante acompanhar esta historinha, marcada por alianças, depois desconfianças e, por fim, um ciúme violento de Lia? Não ajudaria o público a compreender o que estava em jogo na votação deste domingo?


A eliminação de Lia permitiu a Bial exercitar o sentimento que ele diz ser o mais importante em seu trabalho no BBB: a compaixão. Foi, de fato, comovente ver o apresentador consolando a dançarina, logo depois de termos ouvido Lia dizer que era uma pessoa muito solitária antes de entrar na casa e não é mais, depois de conhecer Cadu e Dourado. A vida como ela é...


Comentário – Eu fico impressionado em ver como esse dublê de jornalista e arremedo de poeta chamado Pedro Bial consegue ser ao mesmo tempo tão lambe-saco, tão cínico e tão mentiroso. Então a programação da emissora é orientada pelo respeito á diversidade e a repulsa ao preconceito? Deve ser esse mesmo respeito que estereotipa homossexuais na Zorra Total e no Casseta e Planeta e deve ser essa repulsa que impede que a Globo exiba um romance homoafetivo sério em suas novelas sem cair pro lado do escracho e da estranheza. Claro, afinal a família brasileira manda que casais são compostos por homens, mulheres e filhos como em todo comercial de margarina.


O que me alegra nessa patuscada toda, além de saber que finalmente essa josta está acabando, é ver que, apesar dos babacas que assistem a isso e batem palma, há quem se indigne com isso tudo, gente que tenha achado legal o programa tenha abarcado três homoafetivos mesmo que tudo tenha se mostrado um tremendo erro de cálculo, que é o que a Globo tenta mascarar, mas não consegue.


Não acompanhei o BBB, mas desde quando eu soube por outras fontes (porque infelizmente, de janeiro a março, esse país não fala de outra coisa que não isso, até naquilo que você se apraz) que haveria dois participantes “repescados” de outras edições, uma abelhinha me disse que um deles seria o vencedor. Parece que a moça repescada saiu na primeira roda. O outro continuou e deu margem a toda a polêmica que se seguiu.


Quanto ao Pedro Bial, seria muito melhor se, nessa coisa toda, ele mantivesse a sua boca fechada. Infelizmente, como apresentador e como puxa-saco da empresa sórdida para o qual trabalha, parece se sentir com a obrigação de defender o indefensável. Pena que desperdice o talento que acha que tem para o mal. Pensando bem... Melhor não. Para o lado bom, ele não serviria para absolutamente nada. Que continue na sua nave alienante com suas cretinices travestidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário