domingo, 7 de março de 2010

Use (bem) sua Ilusão


Começa hoje, em Brasília, a sessão brasileira da turnê do show Chinese Democracy, último disco dos Guns n’ Roses. A banda estadunidense liderada pelo controverso vocalista Axl Rose volta ao Brasil depois nove anos, quando tocou no Rock in Rio em 2001.


No entanto, para os fãs da velha geração, entre os quais se encontra este blogueiro, o show não traz nada. Nem nostálgico. Primeiro porque o que sobrou daquele Guns que apareceu ao mundo e conquistou uma leva de fãs foi apenas Axl num novo e estranho look. Nada mais. O que o acompanha é uma formação de apoio que participa de uma grande picaretagem caça níqueis. A qualidade desse apanhado não chega sequer aos momentos mais sofríveis da formação clássica dos anos 90.


Para quem não conheceu, o Guns n’ Roses, o legítimo, surgiu nos fins dos anos 80 e foi catapultado ao sucesso com o disco Appetite for Destruction (1987), um clássico dentro do rock com clássicos como Sweet Child O’ Mine e Paradise City. O sucesso foi sedimentado com Lies, de 1988, que apresentou Welcome to the Jungle. Com os dois ótimos discos, o Guns garantiu seu lugar dentro do hard rock. Daí, a primeira apresentação do grupo no País, em 1991 no Rock in Rio II. A fama estava garantida e as confusões também.


Aliás, confusão é a palavra que mais acompanhou o grupo por toda sua história. Pior que o carinha da Sessão da Tarde, Axl foi rei de se envolver em brigas, encrencas e problemas com a lei. Manso ao ponto de quebrar garrafas em mulheres e brigar com fãs, não era menos encrenqueiro que os seus colegas de banda, também famosos por brigas e mau comportamento. Ao largo disso, em 1991, o grupo grava dois discos, os Use Your Illusion que truxeram mais clássicos para o currículo da banda Obras primas do hard rock como Dead Horses, Coma e You Could Be Mine (cujo clipe contou com a participação de Arnold Schwarzenegger) se intercalam com baladas deliciosas como November Rain, Estranged e Don’t Cry, que embalou muito beijo e muita dança.


Em 1993, o Guns gravou Spaghetti Incident com várias covers de grupos. Depois disso, foram dezessete anos de espera até a chegada desse Chinese Democracy. Nesse longo tempo, a banda se desfez. Slash, guitarrista do grupo, co-compositor de várias músicas com Axl siu brigado. Duff McKagan, baixista que compunha a espinha dorsal da banda, também caiu fora e Axl ficou com a marca, a banda e sua arrogância. Durante esses 17 anos, Axl montou diversas bandas e não se contentou com nenhuma ficando com a atual formação. O disco fez sucesso e vendeu bem. No entanto o público do Guns de hoje é diferente daquele que se emocionou com os solos de guitarra da Estranged. Que os novos fãs curtam, pois este velho fã passará longe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário