sábado, 13 de março de 2010

Dada a largada

Começou a F1 2010, cheia de siglas porque a emissora oficial, por força das patrocinadoras da transmissão (ou por pura e simples viadagem própria, o mais provável) se recusa a dar o nome certo das equipes. Red Bull vira RBR, Toro Rosso vira STR e a novata Virgin Racing virou VRT. Frescura ao quíntuplo, mas deixa pra lá. O treino foi legal. As expectativas em cima das Ferraris voadoras de Massa e Alonso foram cumpridas, mas ficaram para trás com o ótimo desempenho de Vettel. Ninguém fala do alemão da Red Bull, mas o homem, se dormirem, chega na frente e, mais, leva o caneco.


Massa chegou à frente de Alonso. Os carros estão parelhos e a coisa na equipe de Maranello vai ser resolvida no muque. Quem pisar mais fundo leva. Hoje deu Massa – no treino – mas Alonso é Alonso. As McLarens ficaram atrás, mas estão iguais também. Aposto mais em Hamilton, mais piloto que Button, campeão por inércia. As Red Bulls mostram bons carros e Vettel, mais experimentado e menos ingênuo, tem tudo pra botar água no chope das tradicionais equipes. Outro que pode brigar por pontos é Kubica, que numa modesta Renault. Seu companheiro, o russo Petrov, está verde.


As maiores expectativas da temporada deitam sobre o heptacampeão Michael Schumacher. Já escrevi ene vezes aqui que o alemão tem minha torcida declarada. Adoraria vê-lo octacampeão, mas pelo pouco que se deu hoje, vai ser difícil. Primeiro porque ele já não é mais um menino e com 41 anos e também, a Mercedes, carro mais bonito da temporada, está um degrau abaixo das favoritas.


As equipes novatas correm uma temporada a parte. Lotus, Virgin e Hispania são ônibus camuflados que servirão como retardatários chatos durante a temporada. Isso pode tosar bons talentos como De Grassi. Nos treinos, ficaram muito atrás dos outros. É o preço da necessidade quase obrigatória que a FIA teve de colocar mais equipes para “rechear” o grid. As coadjuvantes serão figurantes que atrapalharão a cena. Mas melhor análise poderá ser feita a partir da quarta ou quinta corrida quando os melhores começarão a largar alguma vantagem. Por ora, o treino foi muito bom e promete emoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário