segunda-feira, 6 de julho de 2009

Tensão na China não chinesa

Pra quem pensa que o chinês é aquele típico oriental de olhos amendoados, ficará surpreso ao saber que essas fotos mostram... chineses. Sim, chineses da etnia uigur da região de Xinjiang, no noroeste da China, cujo tipo físico difere bem do chinês que estamos habituados a ver. Essa região está próxima a algumas ex-repúblicas soviéticas e tanto o físico quanto os costumes se identificam mais com os vizinhos do que com os chineses. Primeira característica, é uma região de maioria muçulmana, o que confronta o ateísmo imposto pelo Partido Comunista chinês. Outra, a população dessa província tem outros idiomas, principalmente o turcomeno.

E foi na província de Xinjiang, especificamente na cidade de Urumqi que vem acontecendo conflitos sérios entre manifestantes uigures e o exército chinês. Há região é foco de conflitos étnicos entre os locais e os migrantes. A China incentiva a migração de chineses para regiões onde sua etnia é minoritária.

A China é um país que, de verdade, não me agrada. Principalmente pela sua incoerência. Como um país que se diz comunista tem bolsa de valores e o próprio PC permite que as pessoas tenham posses? A China me parece demais a Granja do Solar da Revolução dos Bichos. Um visionário chamado Mao Tsé-Tung conseguiu destituir um governo antiquado. Ok, as formas com as quais ele chegou a isso podem parecer desumanas, mas tirando isso, o fim valeu. O problema é o que veio depois do Mao. A China comunista, com comunismo aprimorado em relação ao soviético, aos poucos foi se transformando num país capitalista de partido único e que restringe toda e qualquer liberdade de crença, de opinião. Para se ter uma idéia, todas as informações que se têm do conflito em Urumqi vieram de blogs de uigures que estão fora da China porque a China bloqueia toda e qualquer informação negativa em suas fronteiras. A internet na China é monitorada e censurada com anuência de grandes gigantes como o Google.

Mas aos poucos, as notícias aparecem. E torço para que os uigures tenha sucesso em suas manifestações como sou simpatizante pela independência tibetana, que fica ali do lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário