segunda-feira, 6 de julho de 2009

Mico da Semana

Numa semana em que tivemos um golpe militar em Honduras mostrando que ainda há resíduos dos anos 60, no lado de baixo tivemos outra grave demonstração de que a turma da direita não é muito simpática à democracia e nem a questões incômodas. Quando foi entrevistar o senador, ex-presidente e escroque José Sarney, o repórter do programa CQC, Danilo Gentilli, foi agredido por seguranças pessoais do parlamentar.

Há questões sobre o livre acesso de um programa humorístico na casa do povo como há quem questione se o que faz o CQC pode ser chamado de jornalismo. Na opinião deste que vos escreve, sim, é uma modalidade de jornalismo. Se não é a mais correta ou a mais formal, é a mais irreverente e, por isso mesmo, a que mais constrange políticos de honestidade duvidosa. E isso, para cidadãos críticos, é uma poderosa arma.

Não é a primeira vez que Danilo Gentilli e, por extensão, o CQC é coibido em seu exercício. Ano passado, o programa foi simplesmente proibido de fazer matérias na Câmara. A pressão feita pelo programa via net e pela própria imprensa terminou revogando a proibição.

José Sarney está numa corda bamba com seus atos secretos que deram emprego pra familiares e pessoas próximas. Ou seja, estamos pagando a patota do coronel maranhense. Aí, de repente, chega um repórter e é agredido justamente por questionar isso? É pra isso que se elege um senador? Triste ver que um homem que deveria representar seu estado (que diga-se, nem é onde ele vive) e tem fortes ranços do regime militar que ele encerrou se portar como aqueles que o antecederam. O vídeo, que ainda não foi ao ar, vazou pra Internet. E está aí.


Nenhum comentário:

Postar um comentário