quarta-feira, 29 de julho de 2009

Idéia de portuga

Tá no El País, traduzido pela UOL:


Espanhóis rejeitam idéia de união ibérica; portugueses nem tanto.


Em Portugal, 39,9% da população são partidários de se integrar com a Espanha em uma federação, enquanto a maioria dos espanhóis expressa seu desinteresse quando lhes apresentam a proposta, segundo uma pesquisa da Universidade de Salamanca que foi divulgada na sede da Secretaria Geral Ibero-Americana em Madri.



Do que podemos concluir algumas coisas.


1 – A idéia é absurda, mas frisa a teimosia dos espanhóis e a... hã... desinteligência dos portugueses.


2 – Portugal e Espanha são vizinhos que passaram por diversos conflitos. No século XIV, a Espanha invadiu e anexou Portugal aos seus domínios bem como suas colônias, Brasil entre elas.


3 – Historicamente, Portugal sempre teve muito orgulho de sua pátria. Parece que a globalização roubou isso dos patrícios.


4 – Se isso viesse a acontecer, uma grande parcela de descontentes se formariam em partidos emancipacionistas em Portugal como já o existem no País Basco e na Catalunha, províncias completamente distintas da matriz espanhola. Ou seja, a Espanha, que já é uma nação com várias nações dentro dela ganharia mais uma.


5 – União Ibérica? Ninguém perguntou qual a opinião de Andorra sobre isso. Pra quem não sabe, Andorra é um paisinho encravado entre França e Espanha que perfaz o quinhão restante da Península ibérica, que, na hipótese disso acorrer, permaneceria com dois países.


6 – Portugal é um país totalmente hispanificado. Muito da população fala espanhol e defende seu ensino regular e a adoção do idioma como língua alternativa. Do outro lado da fronteira, o português não goza do mesmo prestígio.


7 – A idéia é um completo despautério. Lá ou cá, de onde tenha surgido isso, a coisa não procede e é completamente sem sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário