segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Mico da semana


O Mico dessa semana, e essa sessão estava esquecida já há algum tempo, foi a declaração infeliz do técnico do Goiás, Hélio dos Anjos, após a classificação do seu time na Copa Sul-Americana dizendo que “homem que sente ciúme de homem é viado”. Se por um lado, foi uma declaração infeliz do treinador, que a deu rebatendo as acusações de que o elenco esmeraldino teria ciúmes dos privilégios dados ao atacante Fernandão, por outro a declaração, e só ela, tomada fora do contexto pode dar uma proporção maior a uma explicação.

Há mau-gosto na expressão? Sem dúvida. A comparação do técnico foi inoportuna e a linguagem chula para uma coletiva, mas tomada no geral, ela tem certo cabimento, sim. A forma foi errada, mas o fim foi alcançado. É o tal do politicamente correto imperando e tosando certos manifestos com o eterno medo de ofender. Assim, vivemos num tempo em que “especiais”, “excepcionais”, “afros”, “nipônicos”, “homoafetivos” e outros eufemismos que discriminem de forma suave certos nichos da sociedade. Deixando claro que não prezo pelo racismo ou por qualquer espécie de discriminação, mas prezo muito menos por ninharias, frases descontextualizadas que se transformam em verdadeiras ofensas imperdoáveis.

Pode-se dizer algo sobre o fato do técnico ter dito que não trabalha com homossexuais, aí sim, teremos, não exatamente preconceito, mas uma bobagem sem tamanho. A postura do machão intolerante é reprovável. O técnico não pode querer dar as cartas na vida pessoal do atleta. Aí, sim, vemos uma grande bobagem sobre a qual não deveria caber processo do MP, mas sim um repúdio geral da mídia, que foi feito, e de grupos de defesas dos direitos dos homos, o que também foi feito. E pare por aí.

De qualquer forma, a postura de Hélio dos Anjos por não saber se expressar e ter causado esse bafafá todo merece uma nota de repúdio pela insensatez e pelo impropério mais do que pelo suposto preconceito que lhe foi atribuído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário