domingo, 6 de setembro de 2009

Fácil, pero no mucho!

Como escrevi ontem, pra se classificar um jogo entre Brasil e Argentina como barbada é preciso que ele acabe. Nunca antes. Muito bem, o jogo acabou e a palavra pra definir a partida de ontem é “fácil”. Fácil, não ainda uma barbada. Por quê?


Porque o time da Argentina, a despeito de uma zaga medíocre, de um futebol talentoso ainda que inoperante e de um técnico absolutamente ignorante do riscado, dentro de suas possibilidades e enquanto houve esperança, os portenhos estiveram ao mesmo nível dos brasileiros. Tomaram a iniciativa da partida, atacaram com alguma eficiência, mas se desestabilizaram diante do primeiro gol. Ou seja, o time tem alguma qualidade, mas não a ponto de fazer diferença. Nem mesmo Messi, a quem teci elogios e de quem os argentinos esperam aquela magia do Barcelona, conseguiu fazer uma partida ao esperado. Tevez é outro que, simplesmente, não comparece como se espera. De resto, a Argentina é uma seleção medíocre. Verón é ídolo porque tem raça e porque procura chamar pra si a responsabilidade. Mas gente como Zanetti sobra nesse time. Falta renovação na Argentina. E renovação de qualidade.


E o Brasil? O time foi muito bem, bateu a Argentina com méritos próprios. Kaká jogou bem e mostra ser uma peça fundamental no time. Luís Fabiano é artilheiro e não há ninguém que lhe substitua com tamanho acerto. A zaga está absolutamente perfeita. Nunca uma dupla inspirou tanta confiança à torcida como Lúcio e Luizão que, alem de guardar a meta ainda oferece perigo ao adversário. Júlio César vem sendo a terceira peça de segurança. Por outro lado, e critico de novo, não entendo o que o Robinho ainda faz em campo. Qual a finalidade prática dele? Com a bola, ele não cria, quer resolver sozinho quando tudo está contra e quando tem a chance e tem uma bola boa erra. Fora isso, a insistência em ser malandro atrapalha. Mas ele deve ter algum ás na manga que convence o Dunga, mas não o técnico do Manchester City, que quer se livrar dele.


O que conta agora é que o Brasil se classificou pra Copa. Franco favorito? Não, mas se o time se mantiver azeitado e com essa pegada, será difícil segurar. Sem pachequices, mas vejo o Brasil como – se não melhor time – o mais completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário