segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Aniversário da cidade

Hoje é feriado aqui no rincão. Dia 14 de setembro de 1917 foi quando foi fundada oficialmente Presidente Prudente pelo bandido coronel Francisco de Paula Goulart com a construção da estação ferroviária. Ela era o limítrofe da região. Do lado esquerdo da ferrovia (que só chegaria em 1919) no sentido São Paulo – Interior, a colonização ficou a cargo de Goulart enquanto ao lado direito, ficou por conta de outro coronel, José Soares Marcondes. São esses os homens a quem, segundo o hino da cidade, se deve louvores por virem desbravar este canto cheio de índios, onças e alguns colonos perdidos. A história de Prudente, em seus primórdios, foi marcada por muito sangue e muita pistoleiragem. Em 1921, a cidade passou a ser reconhecido município e comarca um ano depois.


92 anos depois, a cidade cresceu e é a principal da região Oeste do estado. De economia agrícola em tempos primeiros (destacando sobretudo o algodão, o café e o amendoim), hoje a cidade é um forte centro universitário com três universidades, uma faculdade e um colégio técnico além de um pólo oferecedor de diversos serviços que atraem gente das cercanias.


Mais referências sobre a fundação da cidade bem como o nascimento dessa conturbada região fronteira na época no livro A Ocupação do Pontal do Paranapanema, de José Ferrari Leite.



Nenhum comentário:

Postar um comentário