quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Comentariozinhos das Eliminatórias

Com as eliminatórias chegando ao fim, já temos quase metade dos times classificados para a Copa de 2010. Algumas surpresas despontaram como a Coréia do Norte, como já falamos aqui, e muitas manjadas como Inglaterra, Holanda e, claro, Brasil. Mas a rodada desse meio de semana deixou muita coisa definida e um outro tanto de situações rascunhadas. Para o bom e para o mau.


Portugal e França estão em situações de risco. A França está mais segura na vaga de repescagem de seu grupo, mas vem mostrando futebol indigno, inclusive, disso. O empate com a Sérvia, virtual classificada no grupo, mostrou que os Bleus carecem urgentemente de uma zaga sólida, um meio campo mais criativo e um Henry mais inspirado.


Do outro lado, Portugal vence a Hungria, mas não convence. Sua torcida já tem como possível a desclassificação da turma de Cristiano Ronaldo e seus colegas. Ronaldo, que – bem se diga – não mostra com a camisola encarnada um pentelhésimo do que joga no clube. O que salvou a nau lusitana foram os brasileiros naturalizados. Liédson e Pepe fizeram os gols dessa jornada.


Situação parecida num aspecto amplo, o risco da Copa, mas muito pior num olhar mais restrito enfrenta a Argentina. Mais duas derrotas para a conta do grande jogador e péssimo técnico Maradona empurraram os hermanos lá pra trás. Terá dois jogos que precisa vencer. Um mais fácil, Peru, e outro encardido com o Uruguai, que tem as mesmas chances pra ir pra Copa. Ou seja, o Centenário vai tremer.


Espanha, Holanda e Inglaterra conseguiram suas vagas como era esperado. Alemanha e Itália estão quase lá. Os grandes times europeus estão fazendo bem o dever de casa. Se isso vai significar uma Copa bem sucedida é difícil responder. As camisas são fortes, mas, especificamente, Holanda e Espanha não se mediram frente a desafiantes exigentes.

Na Europa, as vagas atrás da repescagem também estão bem ranhidas. Rússia, Irlanda e Bósnia estão bem encaminhadas. Israel, Irlanda do Norte, Eslovênia, Grécia e Letônia ainda lutam. A Copa pode ter boas surpresas e algumas possíveis estréias. Pro futebol, isso é excelente.


Enquanto isso, na África, Camarões, que estava longe da sua vaga, bateu o Gabão, líder do grupo, e tomou a liderança. Ainda há duas rodadas para definir as vagas no continente, e, fora a anfitriã, só Gana conseguiu carimbar seu passaporte para a África do Sul. Gabão ainda tem chances assim como Nigéria e Egito que lutam pela posição contra Tunísia e Argélia respectivamente.


Pra encerrar, e pra desmentir a previsão feita por este blogue, a surpresa da rodada foi a eliminação da Arábia Saudita, participante assídua nos últimos quatro mundiais, pelo Bahrein na decisão pela vaga contra a repescagem contra a Nova Zelândia. Chance dos barenitas irem pra sua primeira copa. Na última, foram eliminados numa repescagem contra Trinidad e Tobago.


Nenhum comentário:

Postar um comentário