terça-feira, 19 de maio de 2009

Um exemplo a ser seguido


Um cara que eu admiro embora não concorde muito com alguns de seus posicionamentos nasceu com o nome de Malcom Little, morreu com o nome de El Hajj Malik El Shabazz, mas entrou para a história como Malcom X e completaria 84 anos hoje.

Malcom foi um árduo defensor dos direitos dos negros nos EUA. Nascido em 1925, cresceu e forjou seu pensamento nos anos 40 e 50 quando, sobretudo, os estados do Sul do País eram declarada e legalmente racistas. Havia ainda algum ranço no País contra a população negra livre e no mesmo momento, o arianismo hitlerista encontrava eco e simpatia no outro lado do Atlântico via Ku-Klux-Klan, que justamente nessa época vivia seu auge e sua postura odienta e seus atos desprezíveis eram aplaudidos inclusive por políticos.

A minha discordância com Malcom X é que por parte de sua vida, ele defendeu o outro lado da moeda. Ora, se os brancos preconizavam sua superioridade, ele resolveu pregar a supremacia negra. Grande bobagem uma vez que entre pessoas, raças e religiões não há superioridade. Deve haver tolerância e respeito, sempre. Outra postura em que divirjo: A violência. É necessário, sim, que haja luta, mas ela deve ser opção quando todas as possibilidades de diálogo e entendimento forem esgotadas. Não é porque muitas conquistas se deram pela violência que ela merece ser referendada. Assim sendo, escusaríamos grandes monstros como Hitler, Stalin, Pol Pot, César, os reis d’Espanha e tantos outros que usavam da força pra assegurar conquistas.

Sorte que a maturidade chegou ao grande líder e ele percebeu que há valores fora do Islã (Malcom se converteu e isso fez com que se abrandasse seu radicalismo) e que nem todos os brancos são opressores. Sua primeira ideologia, ainda que viciada, foi um alento aos negros num país majoritariamente branco. Malcom defendeu os seus e desagradou a muitos. Como todos os grandes líderes, terminou assassinado. Como todos os grandes líderes, foi-se o corpo, ficaram as idéias que influenciaram os Panteras Negras e todos aqueles que pregam a liberdade e a paz, bandeira defendida por quem já quis ser superior. Essa idéia foi sedimentada e semeada por Martin Luther King com outro viés. Mas inegável a importância de Malcom X na defesa dos direitos dos negros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário