domingo, 31 de maio de 2009

Doze cidades

Acabaram de ser escolhidas as doze cidades. São elas Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Não houve nenhuma surpresa embora alguns centros menores no futebol nacional como Natal, Cuiabá e Manaus tenham sido escolhidas. Foi geograficamente política a FIFA com a conversa mole de Sede Amazônica, pra qual concorriam além de Manaus, Rio Branco e Belém, e Sede Pantaneira, que tinha como postulante além de Cuiabá Campo Grande.

Que São Paulo e Rio seriam escolhidas, não restava nenhuma dúvida. São centros políticos e esportivos fortes do País. Outras como Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife dificilmente seriam olvidadas, embora surpreenda que Goiânia não tenha sido escolhida.

Problema agora é reestruturar, reformar, readequar e, até, construir estádios para a Copa. Mais do que estádios, é preciso refazer, reconstruir (ou construir) sistemas de transporte e logística, segurança pro tanto de visitantes que vem aí. São cinco anos pra isso e, certamente, muito dinheiro, muita verba que sairá dos nossos impostos pra um fim não necessário, pelo menos agora.

Mas tudo bem... São cinco anos para as cidades se prepararem, pra investirem de forma inteligente pro evento que vem. Vamos ver se elas têm a competência e a honestidade européia pra isso. Em São Paulo acho difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário