quarta-feira, 13 de maio de 2009

Mico da Semana - Atrasado

Quando bateu segunda feira e terminei de escrever o tópico sobre as torcidas, procurei algo pra ilustrar o mico semanal. Sem sucesso. Sendo assim, resolvi deixar pra próxima. Foi quando ao ler o divertidíssimo blogue Jacaré Banguela vi um vídeo do Silvio Santos com a Maísa. Mais um, afinal, a menina é um dos alavancadores de audiência do combalido canal do Patrão e nem me dei ao trabalho de ver. Às vezes, a menina enjoa. Tem vezes que ela parece ensaiadinha demais. Eis que ontem, um amigo me indicou atenção especial a este vídeo e resolvi, enfim, assisti-lo.

Eu não sou fã do Silvio Santos embora o admire. Inegável, até pros detratores, que ele é um capítulo à parte da televisão brasileira. Ninguém consegue ficar há tanto tempo na mídia levando um programa que já teve doze horas, dez horas de duração. Hoje, mais velho e um tanto deslocado no tempo, Silvio Santos divide seu domingo com outras atrações e não prescinde da Maísa, tanto que todo domingo, a menina marca presença. Também é inegável que Silvio tem trato com a platéia e com os convidados. Nada mais ilustrativo que o célebre episódio do bambu, em que Silvio de pego numa brincadeira reverte a situação.

No entanto, parece que a idade e o atraso no bonde da história fizeram com que o apresentador, para se mostrar competitivo com os outros programas, deixasse de lado a classe, o raciocínio rápido e a ironia. Então vem de algum tempo certas deselegâncias, falta de tino e, até mesmo, grosserias da parte de Silvio Santos. Seja chamando suas espectadoras de gordinha e questionando seu sucesso amoroso seja usando palavras mais chulas, usuais para diversos apresentadores, mas impressionantes vindas dele. E o capítulo mais recente (e o mais constrangedor) se deu com sua mini petiz, como chamaria Marcelo Tas, neste vídeo. Certo, a menina é simpática, é bonitinha, é espertinha pra sua idade e pode até ser ensaiada ou parecer artificial, mas, antes de tudo, é uma criança que se assusta, se impressiona como toda criança. Espero que, revendo este vídeo, Silvio Santos, com seu inigualável bom senso e conhecimento dobre mídia reconheça o erro e não repita mais este tipo de grosseria. Ou pode perder uma mina de ouro já desejada por várias emissoras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário