sábado, 9 de maio de 2009

Abrem-se as cortinas

Hoje começa o Brasileirão, torneio de futebol que realmente interessa. De hoje até meados de dezembro, vinte times disputam o título máximo do esporte neste país, mas disputam também vagas na Libertadores, uma xepa na Sul-Americana e correm do fantasma do rebaixamento.

Como todo ano, neste já existem os campeões eméritos e os rebaixados pela cara. Muitas vezes, equipes nessas condições causaram surpresas que quebraram bancas e deram fortunas pra intrépidos apostadores tirando-as de soberbos em sua opinião. Pode acontecer de novo? Claro, mas um torneio longo como este premia os melhores e não dá muito espaço para acidentes. Embora, eles possam ocorrer.

O torneio começa com Palmeiras e Coritiba. Mesmo jogo do ano passado, que na ocasião envolvia dois campeões estaduais. Dessa vez os dois ficaram no caminho, o craque de um passou a ser craque do outro, mas a emoção é sempre a mesma. Agora o Corinthians do Ronaldo, o Inter do Nilmar, o Cruzeiro do Kleber e, agora, o Flamengo do Adriano, vão enfrentar desafios que meçam o real tamanho dos seus craques e o potencial do seu futebol. É muito fácil dizer que o Ronaldo ou o Neymar eram craques jogando contra o Oeste de Itápolis e o promissor Taison vai enfrentar desafios mais ranhidos que o Veranópolis. Uma coisa é verdade: Mesmo com poucos craques e a certeza de que estes poucos baterão asas na janela de transferência, o campeonato brasileiro em muito supera os regionais. Tanto que deveriam ser sincronizados com os europeus para evitar essas perdas.

Quanto a campeão e participantes dos torneios internacionais ou executados, este blogue não quer fazer palpites extraordinários, mas não destoa dos entendidos. Os gaúchos, o Corinthians e o São Paulo são favoritos (até a janela de transferência), os outros correm por fora e os rebaixados só a janela de transferência definirá. Bem como a não-linearidade de trabalhos de técnicos demitidos na terceira derrota.

Difícil prever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário