domingo, 16 de maio de 2010

Substituto de peso

Caraca, acabei de ler que o Ronnie James Dio morreu! Câncer no estômago. Sabe quem é ele? O cara foi vocalista do Black Sabbath entre 1979 e 1983 e voltou brevemente em 1992. É certo que o Sabbath foi um grupo de diversas formações e inúmeros membros, principalmente vocalistas, mas tudo gente de calibre como Ian Gillan, do Deep Purple ou Rob Halford, do Judas Priest. Ou seja, ainda que com várias formações, a voz do Sabbath sempre esteve em boas mãos.


O lance é que a maioria dos vocalistas do Sabbath foram mais tapa-buracos ou oportunistas que fizeram do grupo um verdadeiro frankenstein. Dio, pelo contrário, foi o cara que deu uma nova cara para a banda. Tanto que depois dele e até a reunião do grupo original, o Sabbath ficou no limbo do rock.


E Dio segurou um belo rojão. Entrou no lugar do lendário Ozzy Osbourne quando o Sabbath já era um grupo clássico do metal com dez anos de carreira muito bem construídos a base de clássicos como Paranoid, War Pigs, Iron Man entre outras. Uma situação, realmente, desafiadora que não é pra qualquer um. Mas Dio veio do Rainbow e trouxe ao Black Sabbath uma técnica que Ozzy não tinha além de uma voz mais operística, mais clássica que não deixou a bola cair. Mesmo com pouco tempo, Ronnie James Dio conseguiu cravar alguns clássicos como Neon Knights e Children of the Sea, que não foram revividos na volta do Sabbath original, mas que não podem ser esquecidos. Dio conseguiu manter acesa, mesmo que com outro combustível a chama de um dos maiores grupos do metal. Vai fazer falta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário