domingo, 9 de maio de 2010

Por que será?

PP de Maluf lidera cerco ao projeto Ficha Limpa


Entre os opositores do projeto Ficha Limpa, que proíbe candidatos com condenações na Justiça, a bancada do PP na Câmara vem se destacando ao tentar desfigurar a proposta inicial. O deputado Paulo Maluf (PP-SP) é um dos poucos parlamentares que podem ser declarados inelegíveis caso o texto seja aprovado.


Maluf foi condenado em abril deste ano pela 7.ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo a ressarcir suposto prejuízo com o superfaturamento de 1,4 tonelada de frango ao custo de R$ 1,39 milhão, pagos pelo município de São Paulo, que administrava em 1996. O ex-prefeito afirmou que vai recorrer do acórdão no Superior Tribunal de Justiça, mas a decisão em seu desfavor é colegiada, ou seja, realizada por mais de um juiz, pré-requisito do Ficha Limpa para declarar um candidato inelegível.


Na guerrilha pela derrubada do projeto, 11 deputados do partido votaram na noite de quinta-feira a favor de um destaque proposto pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que tentava vetar trecho da lei que tornaria inelegível por oito anos os condenados por abuso de poder econômico ou político em eleições.


Na prática, no entanto, se a expressão fosse retirada do texto final, o projeto inteiro poderia ser prejudicado por razões de inconstitucionalidade - o que beneficiaria Maluf. O ex-prefeito foi um dos que votou para derrubá-lo, mas sem sucesso. Na próxima terça-feira, o projeto passará por novo crivo da Câmara com a votação de um destaque proposto pelo deputado do PP João Pizzolatti (SC).


Comentário – Um partido que tem um bandido internacionalmente procurado ser contra uma lei que prega a moralidade? Por que certas coisas não me surpreendem? É esse o tipo de lei que jamais passará em votação porque seria suicídio político para cerca de 80% dos parlamentares empossados e aspirantes. Seria maravilhoso que ela passasse e tivesse aplicação imediata. Mas infelizmente, vivemos no Brasil do PP, do PSDB, do DEM dos mensaleiros distritais e de algumas frutas podres do PT. Utopia que, agora, é tem declarada oposição de um dos maiores covis de ladrões eleitos do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário