segunda-feira, 5 de abril de 2010

Mico da Semana

Aconteceu algo essa semana que foi odiosa. Dou a voz ao grande repórter Luiz Carlos Quartarollo:


Alguns jovens jogadores do Santos se recusaram a entregar ovos de páscoa para pacientes de um lar espírita, em Santos.


Alegaram religiosidade. Foi muita ignorância, isso sim.


Faltou humanidade e informação.


Os evangélicos do elenco, entre eles o líder do grupo, Roberto Brum, não aceitam a convivência com os espíritas, que são tão seres humanos como outro qualquer.


O mundo já está dividido demais para se levar tudo a ferro e a fogo. Duvido que Deus queira isso.


Aliás, pelo que sei Deus é de todos e não daqueles que se dizem mais Dele, daqueles que se acham santos e olham os outros como diabos, como pobres pecadores, esquecendo-se do mal que cometem.


A justificativa do confronto das convicções religiosas de alguns jogadores como Robinho, Fábio Costa, Paulo Henrique Ganso, Brum e Neymar soa mal.


Com todo o respeito, faltou informação e amor ao próximo.


Parabéns aos jogadores Felipe, Wladimir, Edu Dracena, Zé Eduardo, Arouca, Pará, Gil, Maikon Leite, Breitner, Zezinho e Wesley que não se guiaram por bobagens e fizeram a festa com os pacientes do Lar Espírita Mensageiros da Luz.


A entidade cuida de 40 pacientes com paralisia cerebral e precisa de ajuda.


A presença dos jogadores foi uma festa diferente para os pacientes.


Pelo que sei sobre paralisia cerebral e não é muito, provavelmente esses pacientes não tem muita sintonia com a realidade e nem sabem quem são os visitantes em alguns casos.


Portanto, para eles tanto faz se Robinho, Neymar e outros considerados astros foram vê-los.


O que interessa é a presença de outro ser humano demonstrando preocupação e afeto


Garanto que esse sentimento eles entendem e retribuem. Não estão preocupados com o nome, salário, fé ou religião de cada um.


Afinal, eles tem uma doença incurável, a paralisia cerebral, mas hoje alguns jogadores do Santos mostraram que também estão doentes.


São paralíticos de atitude e isso também atinge o cérebro. E pior, atinge o coração. Deles e dos outros.


Em tempo: Paulo Henrique Ganso e Neymar reconheceram que erraram e prometeram visitar o Lar Espírita Mensageiros da Luz, na primeira chance que tiverem.


De parabéns também a Comissão Técnica comandada por Dorival Júnior que participou da visita e que não entendeu a atitude dos jogadores. Eles não conseguiram se explicar bem até agora.


De quebra, deixo a palavra, sobre o mesmo tema, do kardecista Nilson Cesar:


Parte do elenco do Santos permaneceu dentro do ônibus, em uma visita a uma casa de assistência a crianças com paralisia cerebral e outras deficiências, por se tratar de uma entidade espirita. Além de pobreza de espirito daqueles que não foram até as crianças, fica claro o desconhecimento sobre a filosofia e ciência espirita. Sou Kardecista e lamento profundamente o ocorrido. Ja vi o Neymar e o Ganso pedindo desculpas, e prometem visitar o local brevemente, e achei bonito ver o reconhecimento do equívoco que cometeram. Toda discriminação é odiosa, e permita Deus que isso jamais volte a ocorrer, e que as pessoas passem a respeitar sempre, toda e qualquer opção religiosa. Lamentavel.


Comentário – Numa época em que se festeja o centenário do médium Chico Xavier, os jogadores do Santos, do time desse blogueiro, do melhor time do primeiro semestre, cometeram a maior imbecilidade que alguém poderia cometer preconceito. O Sr. Roberto Brum, a quem defendi ano passado por ter sido excluído da equipe pelo então técnico Vanderley Luxemburgo, provou ter o pior defeito que um protestante pode ter. Bem como qualquer um de qualquer religião: Preconceito.


Estamos falando aqui não de torcedores, não de fé – e insisto como simpatizante que sou da doutrina espírita que não é uma religião, mas uma filosofia – nem de nada disso dessas coisas menores que os homens criaram para se distinguir uns dos outros e levam mais a divergir do que a agregar. Estamos falando de crianças especiais que precisam de algo que dinheiro nenhum paga: Solidariedade. E gente, capitaneada por esse mau sujeito chamado Roberto Brum, que no alto de sua ignorância religiosa, nega a mão a ajudar ao próximo e transgride o primeiro e único mandamento de Jesus, amar uns aos outros, É esse o cristianismo apregoado pela Igreja desse rapaz? É essa a caridade que ele segue e está escrita na carta aos Coríntios? Se for, precisamos rever toda a nossa Bíblia católica, pois algo está muito errado. Bem como outras tantas.


Infelizmente, é esse o grande mal, não dos jogadores de futebol, pessoas, em geral menos esclarecidas que, por conta de um dom dado por Deus (ou seja lá o que for e a crença), mas de muita gente. O time do Santos, de moleques alegres, irreverentes e conseguiram marcar um golaço contra. Não seria má ideia que o presidente do clube desse uma punição aos maus cidadãos. O episodio não atingiu somente os jogadores, dignos de pena e de repúdio, mas uma instituição muito maior que eles, que qualquer um desses que vestem a camisa branca do time da Vila Belmiro, a mesma que trajava um rei sem coroa que dedicou o seu milésimo gol às crianças.

Um comentário:

  1. Totalmente tosco e desnecessário...

    Tá mais pra palestinos e israelenses esse tipo e intolerância

    ResponderExcluir