terça-feira, 13 de abril de 2010

Ah, vá...

Em vídeo, bispo da Igreja Universal ensina líderes a pedir dinheiro a fiéis


Gravações feitas por vídeoconferência no ano passado e entregue ao Ministério Público de São Paulo, mostra o bispo da Igreja Universal, Romualdo Panceiro, ensinado a outros bispos da cúpula da igreja a pedir o dízimo dos fiéis, durante a crise econômica mundial. "Se você não der o seu dinheiro para a Igreja o espírito da crise o leva", diz Romualdo durante a palestra.


A reportagem foi publicada nesta terça-feira pelo jornal "Folha de S. Paulo". De acordo com a publicação, Romualdo é considerado o sucessor do bispo Edir Macedo, líder máximo da Universal. Em outra parte do vídeo, ele afirma que o problema, para eles, não são os bandidos, e sim a polícia, depois de relatar um assalto a um carro-forte que carregava R$ 52 mil da igreja. "Se fossem bandidos eles teriam matado os seguranças. Polícia não mata polícia", comenta com os demais.


Comentário – Estamos voltando a uma segunda guerra santa entre religiões e TVs. A primeira, em 1995, que teve minissérie achincalhando a Universal e forte represália da Record contra a Globo. No fim, ficou elas por elas. Mas quinze anos depois, o cenário é diferente, pelo menos no campo midiático. A Record cresceu na popularidade e se tornou uma emissora mais pragmática e mais maleável quanto a religiosismos. A cobertura da visita do Papa Bento XVI mostra isso. A Globo, ainda que seja líder em audiência, vem perdendo terreno para outras emissoras como para a TV fechada, mais acessível e mudou pouco.


O que isso tem, de fato com a questão levantada? Aparentemente nada, mas o estopim do conflito entre a Globo e a Record também foi um vídeo exibido pela Globo com o mesmo conteúdo, mas protagonizado pelo dono da rival, o Bispo Edir Macedo.


Sobre a idoneidade da IURD, ela é tão viciada quanto a Igreja Católica ou qualquer outra denominação religiosa. Existem bons e maus pastores como existem bons padres e padres pedófilos. Se esse pasot é imbecil a se deixar filmar ensinando suas “técnicas” ou a permitir que isso vaze, a IURD que cuide desse cordeiro desviado. Na verdade, todos os religiosos escroques, independente do que professam, são iguais,

Nenhum comentário:

Postar um comentário