segunda-feira, 12 de abril de 2010

Ninguém merece

Para comemorar os cinqüenta anos de Renato Russo, que foi lembrado aqui com um clipe, foi lançado um disco de duetos em que o líder do Legião Urbana “divide” o microfone com quinze artistas. As aspas caem bem uma vez que das quinze faixas, sete são duetos mandraques, interpolações musicais que juntou gente de qualidade como Cassia Eller e Zélia Duncan com gravações anteriores do Trovador Solitário. Picaretagem das grossas. Para ficar num exemplo, Renato e Cassia “cantam” Vento no Litoral.mesclando uma fita gravada por ele em 1991 com a voz dela direto de um tributo gravado em 1999. Oito anos de diferença são casados com um arranjo instrumental novo e bem trabalhado. Algo que cheira comercial demais.


Há qualidade em alguns duetos frankenstein. Adriana Calcanhotto “canta” com Renato a sua Esquadros e Leila Pinheiro divide Solitudine. Bonitas apesar de nunca terem acontecido de fato. Há momentos esquecíveis também. Renato e Caetano com Change Partners, ainda que arrasem no inglês, não convence e o duo com Laura Pausini em Strani Amori consegue ser mais piegas que as versões dos dois separadas.


Mas há ainda duetos reais, esses gravados em fitas base ou em registros ao vivo. Renato e Herbert Vianna cantando Nada por Mim, de um especial de 1988 do Legião e dos Paralamas é bem legal. Destaque ao dueto surreal entre Renato e o velho Dorival Caymmi, de 1994 cantando Só Louco. Um encontro impensável entre o rock esclarecido e musicalmente maleável de Renato com um dos grandes ícones da MPB. Outro destaque é a gravação entre Marisa Monte e Renato de Celeste ou Soul Parsifal, composição da dupla que entrou no último disco de estúdio da Legião. Mas o resultado final, apesar da curiosidade e de boas pérolas, o disco atende sua idéia primeira, a de vender copias com novidades e com pretensas inovações. Um insulto contra os fãs de Renato.



Nenhum comentário:

Postar um comentário