segunda-feira, 26 de abril de 2010

Lá no Sudão


Acabo de ler o blog do jornalista Fabio Zanini, especialista em África, que se prevê para o ano que vem um plebiscito visando a separação de parte do Sudão, um dos países onde ocorreram uma das maiores violências humanas. Trata-se de um genocídio ocorrido nas províncias de Darfur, sudoeste do país.


Explicando sucintamente o que acontece, temos no Sudão a clara divisão entre o Norte, de população árabe, branca e muçulmana, que está no governo há anos, e o Sul, de população negra e que professa diversas religiões, cristianismo entre elas. Darfur é de maioria negra e têm sido acossada por guerrilheiros árabes, muitos apoiados pelo governo. O resultado disso é um verdadeiro banho de sangue e muitos negros mortos, vilas inteiras destruídas e uma inútil pressão internacional, ainda que barulhenta.


O Sudão é governado por Omar Al-Bashir, árabe, que governa o país com mão de ferro. Negociações complicadas permitiram a possibilidade de uma secessão para o povo do Sul. Dificilmente isso se fará de forma pacífica, mas é uma tentativa. Nesse post, o blogueiro que percorreu a África de sul a norte há dois anos faz uma análise bem ao estilo reaça de escrever. Despido dos julgamentos que sempre vêem a África como um continente fracassado (como se não-africanos não tivessem culpa disso, e eles sempre se esquecem de falar isso), o ost é interessante e traz informações legais sobre a futura capital do provável Sudão do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário