quinta-feira, 15 de abril de 2010

Aqui, não!

Saiu na UOL


Prefeitura do Rio proíbe "pulseiras do sexo" e bonés em escolas públicas


A Secretaria Municipal de Educação do Rio baniu o uso das "pulseiras do sexo" e boné ou similar entre alunos das escolas da rede pública. O veto dos adereços foi publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial do município. (...)


Com a decisão da Prefeitura do Rio, agora somam ao menos seis cidades em que é proibido o uso das "pulseiras do sexo". As outras cidades que também baniram o adereço são: Manaus, Campo Grande e Londrina, onde está proibido a venda e o uso. Além de Maringá (PR) e Navegantes (SC), onde o uso das pulseiras está proibido nas escolas.


As pulseiras surgiram na Inglaterra e, recentemente, viraram mania no Brasil. O enfeite também é usado em um "jogo". Quem arrebenta o acessório recebe uma retribuição sexual da dona da pulseira. Se ela for roxa, vale beijo de língua; a preta, sexo.


Comentário – A ideia, lógico, é válida. Eu já vi várias meninas de, pelo menos, uns treze anos até uns dezoito ou dezenove usando esse adorno que não é dos feios, é apenas uma pulseirinha fininha e fácil de arrebentar. O problema todo está na semiótica da coisa, com cada cor tendo seu respectivo significado. Interpretado por esse viés, a “brincadeira” deve, sim ser coibida e afastada, pelo menos, das escolas, locais que deveriam ser utilizados estritamente para a educação e instrução dos alunos bem como um meio de socialização. O problema, nessa proibição é o poder de sedução da clandestinidade, que tem no adolescente um grande alvo, e sua criatividade. É difícil acreditar que, banida esta moda das escolas, mentes hábeis e criativas não lancem mão de outra moda com qualquer outro tipo de significação. Estes elementos somados à facilidade de comunicação entre os jovens se espalhariam rapidamente por entre as escolas. Inevitável. Não se condena aqui o uso das pulseirinhas como mera decoração (e já vi crianças as usando sem, supostamente, saber o que elas queriam dizer), mas sim o uso delas bem como o seu significado em lugares mais formais como a escola. De resto, cabe aos pais, primeiro, e aos professores, como apoio, prestar esclarecimentos aos adolescentes sobre todos os prazeres e perigos que o sexo proporciona bem como a forma de lidar com eles. Mas a prefeitura do Rio, como a de outras cidades que baniram o uso da pulseirinha nas escolas, acertou em cheio nessa proibição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário