segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Palpites das repescagens

Foram definidos os jogos da repescagem européia. Nela serão definidas as quatro vagas restantes do continente europeu. As partidas têm interesse já que envolvem a França, vice-campeã mundial e potências emergentes como Portugal e Rússia. Boa hora pra alguns palpites para esses jogos como a repescagem centro-sul-americana envolvendo Uruguai e Costa Rica e a partida final entre Bahrein e Nova Zelândia.


França x Irlanda – Uma França conturbada e sem identidade enfrenta uma boa Irlanda, mas que não tem qualquer vocação para o ataque. Do lado dos Bleus, que terminaram atrás da Sérvia, a lacuna deixada por Zidane como craque, como referência e mesmo como líder não foi preenchida. Benzema ainda está verde assim como Nasri. Os outros jogadores não parecem ser aqueles que chamam a responsabilidade pra si para desequilibrar. A Irlanda ficou atrás da Itália e terminou o grupo invicta. Quatro vitórias e seis empates. Pouco. Apesar dos problemas, a França é favorita.


Portugal x Bósnia – Embate interessante que envolve uma seleção portuguesa com bons talentos individuais, mas longe daquela que brilhou na Copa de 2006, e uma Bósnia com jogadores de destaque em seus times. Portugal vacilou demais no seu grupo relativamente fácil empatando com Albânia e Suécia, perdendo pra Dinamarca. Por outro lado, a Bósnia ficou atrás da ótima Espanha superando a tradicional Bélgica e a cascuda Turquia. Se Portugal tem Cristiano Ronaldo, que não é na seleção o craque dos clubes, a atual geração de jogadores bósnios é muito boa. Gente como Dzerko, Misimovic e Ibisevic são destaques em seus clubes e tem feito chover. Se Portugal acertar os ponteiros leva, mas a Bósnia vai ser adversário cascudo.


Grécia x Ucrânia – A Grécia chega à repescagem com o título de 2004 na Eurocopa. Não quer dizer muita coisa, uma vez que o time desde lá mudou pouco. Um time truncado e fortemente defensivo enfrenta uma Ucrânia que fez bom papel na última copa. O problema é que o motor daquele time, Schevchenko, não encontra seus grandes momentos desde então. Em três anos, perambulou por Chelsea, Milan e voltou ao Dínamo de Kiev sem nenhum destaque. É uma partida nivelada, mas difícil pensar que, Scheva, mesmo longe do ideal, não supere Seitaridis e seus colegas ou o ótimo goleiro Nikodopoulos.


Rússia x Eslovênia – Se tem um jogo com franco favorito é este. O time da Rússia vem mostrando uma ascendente impressionante. Uma jovem geração comandada pelo excepcional Arshavin perdeu a classificação garantida na última rodada em casa num jogaço contra a Alemanha, o que não é vergonha nenhuma. A surpreendente Eslovênia, que deixou a envilecida seleção tcheca fora da Copa, não parece ser um desafio intransponível.


Uruguai x Costa Rica – Na disputa entre o quinto sul-americano e o quarto colocado das Américas do Norte e Central, o time uruguaio parece ser favorito embora as eliminações de ambos fossem parecidas, gol nos momentos finais. O time costarriquenho deu uma arrefecida na boa geração que o levou a duas copas seguidas. O motivador René Simões, expulso em sua estréia contra os EUA, não comandará o time na primeira perna. Por outro lado, o Uruguai vem sendo habituée em repescagens. Participou das últimas duas contra a Austrália, ganhando em 2002 e perdendo em 2006. Um jogo igual que a camisa celeste pode pesar pro lado uruguaio.


Nova Zelândia x Bahrein – O segundo jogo da decisão entre o time asiático e o campeão da Oceania promete ser o menos interessante e mais alternativo de todos. O primeiro, no Bahrein, terminou em 0-0. Isso dá a vantagem do empate com gols ao time barenita. Um por um, ambos times se equivalem. Ser o primeiro lugar da Oceania não é exatamente um mérito. O Bahrein, com a vantagem e um pouco mais de malandragem no futebol, é favorito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário