domingo, 4 de outubro de 2009

Duerme Negrita

Perdemos hoje a grande cantora argentina Mercedes Sosa, uma das maiores vozes da música latina de todos os tempos. Ícone associado a movimentos de protestos contra as ditaduras militares nos anos 60 e 70, La Negra nos legou diversos hinos que diziam muito a nossa consciência. Como Alfonsina y El Mar, Duerme Negrito e Gracias a La Vida, que os brasileiros conhecem cantada pela Elis Regina.


Fica como réquiem deste blog, a quem Mercedes é símbolo de consciência política e de música realmente engajada, a linda interpretação de Volver a los 17, cantada por La Negra mais Chico Buarque, Caetano Veloso, Gal Costa e Milton Nascimento. Infelizmente, o vídeo do programa em que se deu essa pérola não foi achado, mas eu o assisti quando tinha uns sete ou oito anos. Fica a beleza pela metade.


UPDATE


Meu amigo Fábio mandou o vídeo com a apresentação a qual eu me referi. Se não me engano, isso foi em 1986 ou 87 num programa chamado Chico & Caetano, que passava na Globo. Está aí para o deleite. Quatro monstros da MPB dividem o palco com Mercedes Sosa. Apresentação histórica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário